segunda-feira, outubro 03, 2005

É verdade que usamos somente 10% do nosso cérebro?

Eu confesso para vocês que leio mais coisas em inglês do que mesmo em português; pode ser preconceito mesmo, visto que aqui mesmo no Brasil tem fontes para todo tipo de informação; mas me chamou a atenção esse artigo que vi num desses sites que são chamados de "social bookmarking sites" (algo como sites comunitários de links).

É um artigo do Dr. Eric H. Chudler do Departamento de Anestesiologia da Universidade de Washington nos EUA, que eu compartilho com vocês aqui.

A questão é: Usamos somente 10% dos nossos cérebros?

Resto da postagem
Deixe-me afirmar isso de maneira clara:
Não existe evidência científica que comprove que usamos somente 10% dos nossos cérebros
Usando outras palavras, a afirmação, "Nós usamos somente 10% dos nossos cérebros" é falsa; é um mito. Usamos todo o nosso cérebro. Vamos procurar a origem desse mito e demonstrar que usamos todo o nosso cérebro.

Quando começou o mito dos 10%

Essa declaração dos 10% pode ter começado com uma citação errônea de Albert Einstein ou a interpretação equivocada do trabalho de Pierre Flourens no século 19. Pode ter sido também que tenha sido William James no ano de 1908: "Usamos somente uma pequena parte da nossa capacidade física e mental latente" (do The Energies of Men, pág.12). Talvez também tenha sido o trabalho de Karl Lashley nos anos 20 e 30 do século passado que começou isso. Lashley removeu enormes áreas do córtex cerebral de ratos e descobriu que esses animais ainda eram capazes de aprender tarefas específicas. Agora sabemos que até mesmo a destruição de pequenas áreas do cérebro humano pode ter efeitos devastadores no seu comportamento. Essa é uma das razões pelas quais os neuro-cirurgiões precisam mapear cuidadosamente o cérebro antes da remoção de tecido cerebral em operações contra epilepsia ou tumores cerebrais: eles devem ter certeza de que áreas essenciais do cérebro não serão prejudicadas.

Porquê o mito continua?

De alguma maneira ou em algum lugar, alguém começou esse mito, e a mídia popular continua repetindo essa afirmação falsa. Logo, todo mundo acredita nessa afirmação apesar das evidências. Não consegui encontrar a fonte exata desse mito, e nunca vi nenhum dado científico que dê apoio a isso.

De acordo com os que acreditam nesse mito; se utilizássemos mais do nosso cérebro, poderíamos fazer façanhas com uma super memória e ter outras habilidades mentais fantásticas, talvez até menos poderíamos mover objetos com um único pensamento. De novo, não conheço dados que dêem apoio a isso.

O que significa "usar" somente 10% do nosso cérebro?

Que dados foram utilizados para virem com o número 10%? Isso significa que você estaria bem se removessem 90% do seu cérebro?

Se a média do cérebro humano pesa 1400 gramas e 90% dele fosse removido, restariam 140 gramas de tecido cerebral. Esse é o tamanho do cérebo de uma ovelha. É bem conhecido que um dano em uma parte relativamente pequena do cérebro, como aquela ocasionada por um derrame, pode levar a incapacidades devastadoras. Certas enfermidades neurológicas como a Doença de Parkinson, também afetam somente áreas específicas do cérebro. O dano causado por esses estados é de longe menor do que 90% do cérebro.

A Evidência (ou falta dela)

Talvez quando as pessoas usam a afirmação dos 10%, eles querem dizer que somente uma dentre dez células nervosas são essenciais ou usadas num certo tempo? Como tal medição seria feita? Mesmo se os neurônios não estão atuando, eles ainda podem estar recebendo sinais de outros neurônios.

Além do mais, de um ponto de vista evolucionista, é improvável que cérebros maiores teriam se desenvolvido se não houvesse uma vantagem. Certamente existem diversos caminhos que servem para funções similares. Por exemplo, existem diversos caminhos centrais que são usados para a visão. Este conceito é chamado de "redundância" e é encontrado ao longo de todo o sistema nervoso. Diversos caminhos para a mesma função podem ser um tipo de "mecanismo de segurança" se um dos caminhos falhar. Ainda assim, exames da atividade cerebral mostram que todas as partes do cérebro funcionam. Mesmo durante o sono, o cérebro está ativo. O cérebro ainda é "usado", "somente que ele se encontra em um estado ativo diferente".

Finalmente, quando se diz "você precisa usar a cabeça", parece que se está falando a respeito do sistema nervoso. Durante o desenvolvimento do indivíduo se formam diversas sinapses (ligações de células nervosas). De fato, algumas sinapses são eliminadas mais tarde durante o desenvolvimento. Esse período de desenvolvimento sináptico e eliminação ocorre com o intuito de "sintonizar" a fiação do sistema nervoso. Muitas pesquisas mostram que se o estímulo para um sistema neural particular é eliminado, os neurônios não funcionarão da maneira correta nesse sistema. Isso foi demonstrado de uma maneira bastante dramática no sistema visual: uma perda completa da visão vai ocorrer se no começo do desenvolvimento a informação visual for impedida de estimular os olhos (e o cérebro). Deve-se lembrar que se 90% do cérebro não foi usado, então muitos caminhos neurais se tornarão degenerados. Contudo, isso não parece ser o caso. Por outro lado, os cérebros de crianças jovens são bastante adaptáveis. A função de uma área danificada do cérebro em um cérebro jovem podem ser tomadas pelo tecido cerebral remanescente. Existem exemplos incríveis de tal recuperação em crianças jovem que tiveram grandes porções dos seus cérebros removidos a fim de controlar ataques epiléticos. Tais recuperações milagrosas após uma cirurgia extensiva do cérebro é bastante incomum em adultos.

Então, a próxima vez que ouvir alguém dizer que só usam 10% dos cérebros deles, você pode corrigí-los. Diga para eles:

Isso não é verdade... Usamos 100% dos nossos cérebros."

O autor pede aos usuários que se por acaso virem artigos ou propagandas que utilizam o mito dos 10%, que enviem para ele por meio do endereço: Dr. Eric H. Chudler; Dept. Anesthesiology, BOX 356540; University of Washington; Seattle, WA 98195-6540

Do We Use Only 10% of Our Brain?

Nenhum comentário: