quinta-feira, outubro 13, 2005

Drogas contra o HIV são novo recurso na luta contra o câncer

Drogas usadas para tratar infecção pelo HIV podem se comprovar úteis no combate ao câncer. Esta esperança foi despertada pela descoberta de que as drogas anti-HIV, em particular o inibidor de protease, nelfinavir, encorajam o timo a aumentar a produção de células T simples. Essas células ajudam o sistema imunológico a se reforçar contra ataques bacterianos, viróticos e células cancerosas que não são reconhecidas pelo corpo.

Os pesquisadores já haviam percebido que algumas pessoas que tomam drogas para combater a infecção pelo HIV produzem mais células T, mas se pensava que a infecção em si era a responsável. Agora David McKean imunologista da Clínica Mayo em Rochester, Minesotta (EUA), e sua equipe descobriram que o mesmo acontece em pessoas que são HIV-negativas.

Eles estudaram casos de trabalhadores da área de saúde que haviam tomado grandes doses de drogas contra o HIV para protegerem-se após terem sofrido acidentes com pontas de agulhas infectadas. Todos eles produziram entre 100 e 1000 vezes a mais do que a quantidade normal de células T simples após tomarem as drogas.

McKean diz que esse estimulo no sistema imunológico poderia amplificar o poder de vacinas contra o câncer, que se apóiam nas células T com a finalidade de destruir células tumorais. "Vamos começar a testar o efeito das drogas juntamentente com vacinas contra o câncer em pacientes com melanoma avançado," ele diz. "Além de estimular o timo, as drogas parecem que não causam também um aumento em reações auto-imunes associadas com o estímulo do sistema imunológico. Por isso estamos muito alegres."

Fonte: New Scientist News

Nenhum comentário: