terça-feira, outubro 25, 2005

Transistor baseado no spin de elétrons foi realizado na prática

Fonte:Nature Physics Journal

O pesquisador Christian Schoenenberger e equipe na Universidade de Basel, Suíça, desenvolveram um transistor de nanotubo de carbono, abrindo um caminho promissor na direção da introdução de dispositivos baseados no spin (rotação de elétrons) na fabricação de chips de computadores, divulgou o jornal "Nature Physics" na edição de novembro.

Chips convencionais de computadores processam a informação por meio da codificação dela na forma de carga eletrônica. Mas o spin de um elétron pode, em princípio, ser utilizado para as mesmas operações. As vantagens de circuitos baseados no spin, ou spintrônica, são o baixo consumo de potência, velocidade maior, e, mais importante, o potencial de fazer coisas, como computação quântica, que a eletrônica convencional não pode realizar.

A equipe de Schoenenberger desenvolvou um dispositivo constituído por um único nanotubo de carbono conectado a dois eletrodos magnéticos que controlam a orientação dos spins dos elétrons.

Idealizações teóricas para a construção dos tão chamados "transistores por spin" estiveram em voga por um bom tempo, mas essa é a primeira vez que tal dispositivo foi realizado, conforme diz o "Nature Physics".

Nenhum comentário: