segunda-feira, outubro 03, 2005

170Mbps através de tomada elétrica

Fonte:
Zdnet News
A Matsushita Electronics está fazendo uma revolução na área de acesso à Internet em banda larga através da rede elétrica através de uma tomada de eletricidade comum, usando um novo chip.

Resto da postagem

Numa feira de demonstração no Japão na quinta-feira passada (29 de setembro de 2005) a companhia demonstrou uma rede capaz de rodar a 170Mbps através da rede elétrica.

Algumas empresas também conseguiram demonstrar que dados poderiam ser transferidos desse modo anteriormente, mas somente a velocidades de até 10Mbps e com uma grande restrição no tamanho dos cabos.

O maior problema é que o sinal se dissipa através dos cabos depois de uma distância de cerca de 150 metros.

A Matsushita, com o nome comercial Panasonic, disse ao Associated Press que com o uso de novos produtos com o novo chip dentro, os usuários podem acessar uma rede de banda larga simplesmente plugando uma tomada na rede elétrica.

O objetivo atrás da estratégia da Matsushita, como foi demonstrado na exibição, é utilizar a rede elétrica como uma rota alternativa para conecção com a Internet, e também como um substituto para o Wi-Fi. A companhia esclareceu que ao passo que a maioria das casas têm eletricidade, nem todas tem acesso a Internet de banda larga, alguns nem mesmo uma conecção com a Internet e com o uso desse sistema, qualquer um pode acessar, baixar e ver filmes de alta definição e outros conteúdos em qualquer local da sua casa.

A Matsushita também quer vender refrigeradores, TVs e outros produtos com o chip já previamente instalado.

O futuro é acessar a internet pela geladeira...

Nenhum comentário: