quinta-feira, outubro 13, 2005

Partitura perdida de Beethoven a venda

Um manuscrito de 80 páginas de Beethoven que ficou perdido por 115 anos irá a leilão.

A partitura do "Grosse Fuge", que contém correções do compositor, foi encontrada por uma bibliotecária em uma escola religiosa dos EUA.

Resto da postagem

Espera-se que atinja os 1,5 milhões de libras (cerca de 5,9 milhões de reais) quando ela for a venda em uma casa de leilão da Sotheby's em Londres no dia 1º de dezembro.

A Sotheby's diz que a partitura, que foi pela última vez colocada a leilão em Berlin em 1890, é "o manuscrito mais importante de Beethoven de que se tem memória."

Acredita-se que o comprador do leilão de 1890 em Berlin tenha sido um industrial de Ohio e que após isso levou o manuscrito aos EUA.

O compositor alemão escreveu a "Grosse Fuge" enquanto lutava contra a sua surdez.

A partitura é de 1826, um ano antes da sua morte.

O Dr. Stephen Roe, a pessoa mais importante encarregada do departamento do manuscrito da Sotheby's disse que a descoberta teria sido "um achado surpreendente".

Descoberto ao acaso

"Nunca antes foi visto ou descrito pelos estudiosos de Beethoven," ele disse.

"Essa descoberta permitirá uma completa reavaliação dessa música extraordinária."

O escrito, que foi diversas vezes apagado e corrigido, foi encontrado pela bibliotecária Heather Carbo do Seminário Teológico de Palmer na Filadélfia.

A Senhora Carbo estava fazendo um inventário dos arquivos do seminário quando cruzou com o manuscrito dentro de um armário em um porão.

Manuscritos de Mozart foram também descobertos no seminário em 1990.

O Dr. Wallace Charles Smith, presidente do seminário disse: "Na época, chamamos de 'O Milagre de Mozart'. Parece apropriado que dessa vez sejamos agradecidos à 'Benção de Beethoven'."

O último manuscrito perdido de Beethoven a ser descoberto foi encontrado na Cornualha em 1999 e vendido pela Sotheby's por 166.500 libras (aprox. 650 mil reais).

Fonte: BBC News

Nenhum comentário: