quinta-feira, outubro 06, 2005

Asteróide Apophis pode atingir a Terra


Órbita que tirei do asteróide num aplicativo em java no site da NASA (clique para foto maior)

Um asteróide de 400 metros tem chance de uma em sessenta de atingir a Terra

Isso em 2029... E não é brincadeira não tá no site da NASA. Pelo menos 1 asteróide desse tamanho atinge o planeta cada 10.000 anos aproximadamente. O asteróide se encontra no nível 4 (hoje se encontra no nível 1, mas vale para efeito de informação) da escala Torino de 10 pontos.

Resto da Postagem

Torino nível 4: "um encontro muito próximo, que merece atenção dos astrônomos. Cálculos atuais dão uma chance 1% maior de colisão capaz de devastações regionalizadas. Muito provavelmente, novas observações telescópicas poderão levar à nova categoria, o nível 0: Merece atenção do público e de oficiais públicos se o encontro estiver a menos de uma década adiante."

É provável que as chances aumentem em nosso favor ao decorrer do tempo, mas de acordo com o Mosnews (Notícias de Moscou), Viktor Shor do Instituto de Astronomia Prática da Academia Russa de Ciências diz "sua pesquisa prevê que a órbita do asteróide poderia mudar e poderia voltar dentro de 7 anos [seguintes ao primeiro quase encontro em 2028 ou 2029], desta vez colidindo com a superfície terrestre."

De acordo com o modelo, o impacto de um asteróide de 500 metros e viajando a uma velocidade de 10 a 20km/s atingindo o oceano ocasionaria uma onda circular de 200 metros de altura. Um asteróide de 10km de diâmetro causaria um tsunami de 4km de altura que teria cerca de 400 metros de altura ao atingir a terra. Os cientistas dizem que um disastre similar ocorreu milhões de anos atrás e resultou na extinçao de 90% das espécies vivas.

Através de uma comparação, o asteróide que explodiu na Siberia em 1908 tinha somente 50 metros. A explosão foi equivalente a 800 bombas atômicas e varreu completamente aproximadamente 2000 Km2 de floresta. O asteróide (ou cometa) que extinguiu os dinossauros há 65 milhões de anos atrás tinha 10 Km de diâmetro.

Objetos com risco de impacto em um banco de dados no site da NASA (Apophis)

Nenhum comentário: