sábado, outubro 01, 2005

Pioneer lança Interface natural 3D entre usuário e computador

Fonte (Tradução):
Artigo para a imprensa no site da Pioneer

"Interface Flutuante" Sistema Revolucionário de Interface de Usuário em 3D que Habilita Desenhar Imagens em uma Tela Virtual de 15 polegadas (38 centímetros) no Ar

30 de setembro de 2005, Tóquio, Japão - A Pioneer Corporation anunciou hoje que a companhia obteve sucesso no desenvolvimento de uma interface de usuário inteiramente nova em 3D que eles estão denominando "Interface Flutuante" e que permite aos usuários desenhar texto ou figuras no ar ou operar uma janela de um PC virtual que flutua no ar. A Pioneer vai exibir um protótipo(*1) dessa tecnologia no CEATEC Japan 2005 que irá acontecer de 4 a 8 de outubro na Feira de Makuhari, Japão.

Resto da postagem

A "Interface Flutuante" da Pioneer foi desenvolvida baseada na tecnologia original da "Visão Flutuante em 3D", um sistema de imagem 3D pessoal e compacto desenvolvido em 2002 com o objetivo de fornecer entretenimento.

O sistema realiza essa ambientação de uma maneira totalmente nova, bastante diferente daquela experimentada com sistemas 3D convencionais, tirando o máximo de proveito de três principais característias da tecnologia original:
  • Não é necessário nenhum tipo especial de óculos para ver as imagens 3D.
  • Uma configuração simples de hardware é mais apropriado para produção em massa.
  • É fácil produzir conteúdo de vídeo em 3D com o sistema.
*1 O protótipo foi manufaturado em cooperação com o Instituto Shimane de Tecnologia Industrial.

Principais características:
  1. A realização de uma sensação ilusória como se os usuários estivessem escrevendo texto ou desenhando figuras no ar.
    A combinação de sensores e de um aplicativo instalado no sistema cria uma tela virtual no ar. O sistema permite aos usuários sentirem como se eles desenhassem caracteres ou figuras no ar ao mover a ponta dos dedos na tela virtual. O usuário é capaz de experimentar uma sensação ilusória única que nunca antes foi possível.
  2. Uma interface cheia de realidade e diversão

    O novo sistema emprega uma tecnologia de interface recém-desenvolvida promovendo um nível extraordinário de realidade. Através dessa tecnologia, os usuários podem arrastar uma janela virtual de PC dentro da janela virtual com os dedos. Quando a janela virtual é pressionada, uma depressão se forma naquela parte da janela. Também é possível aumentar ou diminuir a janela.
  3. Tela de 15 polegadas maior do que o usual.

    A "Interface Flutuante" é formada por uma tela de 15 polegadas, que na realidade é bem maior do que a "Visão Flutuante em 3D" original (equipada com uma tela de 6 polegadas)

Configuração do Protótipo do Sistema:

  1. Um display de 15 polegadas e um computador pessoal.
  2. Um arranjo de lentes 3D (aproximadamente 15 polegadas)
  3. Sensor Espacial.
  4. Um aplicativo para PC recém-desenvolvido (que inclui processamento 3D de imagens)

Descrição do Princípio

A imagem no display é focalizada por meio de um arranjo de lentes 3D sobre a tela virtual, que se localiza em frente ao arranjo de lentes. Essa tecnologia de imagens e o efeito psicológico 3D(*2) aplicados ao conteúdo de vídeo geram um efeito sinérgico e obtém imagens em 3 dimensões otimizadas. Existem sensores espaciais ao redor da área onde a imagem é formada. O sistema manda instantaneamente os dados sobre a localização do dedo do usuário ao PC atraves dos sensores espaciais a fim de processar as imagens em tempo real.

*2 Por exemplo, efeitos de luz, tais como sombras e constrastes são usados para otimizar os efeitos psicológicos de 3 dimensões.

Figura do Princípio

Nenhum comentário: