quarta-feira, outubro 05, 2005

Troiano no Hotmail

Recebi hoje um email de uma conta do Hotmail supostamente de um Rafael que me enviava uma piada do humortadela e no corpo da mensagem um link com o endereço: http://humortadela.uol.com.br/piada_animada/index_336.html mas que na realidade levava ao arquivo: http://www.humor-tadella.com/humortadela.scr (scr normalmente é a terminação de um protetor de telas do Windows, e é executável...), uma análise do arquivo, e era o troiano Trojan.Spy.Banker-91.

Resto da postagem

Primeiramente, não se deve abrir emails de pessoas ou endereços que você não conhece, isso já é uma regra bastante óbvia. Outra coisa, sempre verifique o endereço do link que você clicar em uma mensagem de email, visto que a maioria dos emails que se recebe hoje em dia são em html a pessoa pode escrever que o nome do link é uma coisa e na realidade ele aponta para outro endereço. No meu caso essa pessoa tem um site no Yahoo! que utiliza para espalhar esse arquivo.

Não uso antivírus rodando o tempo todo no computador, já desisti deles. Os programas antivírus além de usarem uma boa quantidade de memória, também atrapalham no funcionamento normal de outros programas e utilizam um precioso tempo do processador.

Uso o clamav, que é gratuito e de código aberto com um ótimo banco de dados de vírus, troianos e outras pragas. Também pode ser atualizado através da Internet, além de existirem versões para diversos Sistemas Operacionais.

Como já devem saber, uso o Opera e o cliente de email do próprio programa, porque é a melhor solução que achei até hoje (fazem uns 10 anos que conheço e uso o Opera... É claro que devido ao poder da Microsoft, não poderia sobreviver sem o Internet Explorer também...). Baixo os meus emails do hotmail com um programinha chamado Mr. Postman que me deixa receber e enviar emails baseados na Web em qualquer outro cliente de email.Obs: o Mr Postman é em Java; um tanto faminto em recursos, mas existem outras soluções shareware e freeware nativos como o Hotmail Popper (shareware) pro Windows.

Bom, tenho que fazer a minha propaganda, né?

O conteúdo do email é o seguinte:
Olá, Alguém que não tinha nada para fazer (Rafael), numa de suas visitas ao Humor Tadela não sei por que cargas d'água, lhe recomendou a seguinte página:"Piada Animada: Será que é você?"

Comentários:É dificil eu recomendar alguma coisa, porque foi muito engraçado quando eu vi, logo lembrei de você e decide mandar, concerteza você também irá gostar como eu gostei!Abraços Rafael.Ver Piada Animada.Não se desespere! Temos um segundo link ativo abaixo:http://humortadela.uol.com.br/piada_animada/index_336.html. Ou Acesse http://www.humortadela.com.br. Ainda não funcionou? Bem, então chegou a hora de começar a se desesperar...

Turma do Humor Tadela. O maior site de humor da América Latina!
http://www.humortadela.com.br
É uma pena porque usa o nome de um site muito legal e que com certeza absoluta não tem nada a ver com esse criminoso!

Nenhum comentário: