
Enquanto outros pesquisadores já encontraram maneiras de fazer gotas de líquidos se moverem antes, o que é novidade agora, diz David Leigh da Universidade de Edinburgh, é o uso de motores moleculares para conseguir isso."É a primeira vez que podemos usar um movimento de escala molecular para mover um objeto macroscópico. Tudo bem, é só uma gotinha de nada, mas é um começo."
"Nós podemos bombear líquidos ao redor de um chip de silício," diz Leigh. Com bem pequenas quantidades de líquido, e com bombas tradicionais, isso pode ser difícil porque o líquido se torna bastante viscoso nessa escala. "Seria como tentar bombear melado."
Os tão chamados nano-propulsores poderiam também criar um rol de diferentes tipos de superfícies inteligentes, tais como superfícies adesivas que podem ser ligadas ou desligadas, ou superfícies que podem mudar de uma cor para outra.
Motores moleculares são empregados em organismos vivos em uma grande quantidade de tarefas -- desde fazer músculos se movimentarem até traduzir raios luminosos em impusos nervosos na retina. Leigh acha que há um grande potencial valioso e que ainda não se fez uso nos motores moleculares: "A natureza os usa para quase tudo e nós o usamos para quase nada."
Link para o matéria -- Artigo de 28 de agosto de 2005
Nenhum comentário:
Postar um comentário