sábado, outubro 01, 2005

Fotos Panorâmicas em 3D no Brasil

No site do fotógrafo Dudu Tresca, existem diversos links para fotos em 3d de diversas partes do mundo. Clique aqui.

Inclusive, no mesmo site encontrei um outro projeto da mesma equipe chamado Brasil Panoramas, em que eles se comprometem a fornecer imagens panorâmicas 3d de locais turísticos, museus e outras belezas do nosso Brasil. Entre essas imagens panorâmicas, uma da Pinacoteca de São Paulo.

Agora vou dar uma paradinha para apreciar as imagens. Divirta-se!

Brasil Panoramas

Obs: Também é necessário ter o plugin do quicktime (clique aqui) no seu browser, para apreciar...

PS: É... Pelo jeito o "Brasil Panoramas" é só da Pinacoteca de São Paulo mesmo, por enquanto... Mas ainda vale a pena dar uma olhada nos links da página do fotógrafo...

A torre Eiffel de Todos os ângulos

Belo trabalho do fotógrafo Dennis Gliksman em que ele tentou e invariavelmente conseguiu uma representação fotográfica (é realmente fotografia...) em tela cheia e em 3D da famosa torre Eiffel em Paris na França.

Primeiramente, você precisa ter o plugin do quicktime no seu navegador.

Pode ser feito zoom na imagem, tanto para mais perto quanto para mais longe e mudar o campo de visão da imagem com o seu mouse nas 3 dimensões.

Alguém bem que poderia se inspirar nisso e colocar outros monumentos importantes, até mesmo o Cristo Redentor do Rio de Janeiro (só um exemplo)...

No mesmo site existem outras imagens panorâmicas em 3d e até um tutorial sobre como fazer essas imagens, é só começar a explorar.

Fotografias Panorâmicas em 3d do panoramas.dk

Eiffel Tower Paris

Clique aqui se não tiver o quicktime no seu computador.

sexta-feira, setembro 30, 2005

Hackeando o Atari Flashback 2

Mal a Atari lança o Flashback 2 e já existe na internet um hack para ele.

Como o console não aceita cartuchos esse usuário do console decidiu fazer uma adaptação no aparelho. O site contém fotos bem detalhadas de como você deve fazê-lo.

Se funciona ou não, eu não sei... Mas se você tem habilidade com o ferro de soldar, ou pelo menos se arrisca, e dinheiro pra gastar, mãos à obra!

Atari Museum

O Google mais uma vez... Google Personalizado!

O Google mais uma vez se adianta e lança mais um dos trocentos serviços que já disponibiliza, desta vez explorando um recurso que pelo menos 90% dos usuários normais da internet ainda não conhece, o dos feeds RSS.

Você agora têm a opção de personalizar a sua página inicial do google, com as últimas notícias (a principal aplicação do RSS) das fontes que você mais gostar, os seus emails do gmail (que agora é aberto ao público), a previsão do tempo e tudo mais. Para salvar as suas opções você precisa ter uma conta no gmail.

A minha obrigação pessoal de atualizar todos os dias esse blog também me obriga a usar o Internet Explorer, e a animação da página de personalização, quase que paralisa o meu computador, o que não acontece quando eu uso o Opera.

Outro grande aplicativo Google. Sinceramente isso é mais uma pista de uma grande novidade do Google... Será um browser? Ou um Sistema Operacional do Google? Quem Sabe?

Tudo indica que o serviço ainda não está disponível para o Google brasileiro, para acessar essa opção você precisa usar o serviço internacional (em inglês) do Google.

Google Personalizado

O Atari 2600 de volta ao mercado

Clique na imagem para uma foto maior
Têm pessoas que ainda não cresceram, já perto da casa dos 40 que até hoje jogam o Atari usando emuladores como o Mame e diversos outros.



A Atari já vem comercializando há algum tempo um console Atari chamado Flashback (com 20 jogos), mas acho que não deve ter agradado tanto os entusiastas do Atari porque o design não se parece muito com o Atari original.

Por causa disso a Atari resolveu colocar no mercado uma versão nova do Flashback que eles estão chamando Flashback 2, que tenta reproduzir mais fielmente o Atari original com o painel em madeira falsa e outros detalhes "vintage". A conecção com a televisão é por meio de uma saída RCA. Não existe o lugar para colocar o cartucho, ele foi substituido por um chip interno e os joysticks são como os do Atari originais.

São quarenta jogos incluindo: Pong, Asteroides, Centipede, Milipede, Lunar Lander, Breakout, Missile Command, Combat, Yar's Revenge e Pitfall, entre outros.

Site da Atari

quinta-feira, setembro 29, 2005

Construa seu próprio site de procuras

Um site chamado Rollyo, utilizando a procura do Yahoo! está colocando a disposição de qualquer pessoa uma procura personalizada. Você escolhe os sites que quiser incluir na sua procura, por exemplo se quiser criar uma procura só em sites de customização você colocaria deviantant.com, customize.org, skinbase.org, lotsofskins.com e outros e com isso criaria a sua procura em sites de customização.

Esse é o link da minha procura, o Skin Search do μZen

Aproveita para criar a sua procura...

Matemática une Sideral e Atômico

O nosso Sol numa imagem em ultravioleta (NASA). Clique aqui para uma foto de alta resolução.

Nos últimos anos, cientistas têm desenvolvido insights surpreendendes a respeito de uma ligação misteriosa entre o movimento dos objetos no espaço e o movimento das menores partículas. Parece que existe um paralelo quase perfeito entre a matemática que descreve a mecânica celeste e a matemática que rege alguns aspectos da física atômica. Esses insights têm levado a novas maneiras de planejamento das missões espaciais, como foi descrito no artigo, "Controle de terra para Niels Bohr: Explorando o Espaço exterior com a Física Atômica" (Ground Control to Niels Bohr: Exploring Outer Space with Atomic Physics) de Mason Porter e Predrag Cvitanovic, que está na edição de outubro de 2005 do "Notices of the American Mathematical Society" (Notícias da Sociedade Matemática Americana).

Resto da postagem

O artigo descreve o trabalho do físico Turgay Uzer do Instituto de Tecnologia da Geórgia, do matemático Jerrold Marsden do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do engenheiro Shane Ross da Universidade do Sul da Califórnia, entre outros cientistas.

Imagine um grupo de corpos celestes; digamos, o Sol, a Terra e uma espaçonave,movendo-se ao longo de trajetórias determinadas por suas atrações gravitacionais mútuas. A teoria matemática dos sistemas dinâmicos descreve como os corpos movem-se uns em relação aos outros. Em um sistema como esse, a interação das forças gravitacionais acarretam a criação de "estradas" tubulares no espaço entre os corpos. Se a espaçonave entra em uma dessas estradas, ela é propulsionada sem a necessidade de utilizar muita energia. Com a ajuda dos matemáticos, engenheiros e físicos, os projetistas da missão da espaçonave Genesis se utilizaram dessas estradas para propulsionar a nave até o seu destino com o uso mínimo de combustível.

De uma maneira surpreendente, um pouco do mesmo fenômeno ocorre nas menores escalas atômicas. Isso pode ser avaliado no estudo do que se conhece como "estados de transição", que foram empregados pela primeira vez no campo da dinâmica química. Pode-se imaginar esses estados de transição como barreiras que precisam ser vencidas a fim de que reações químicas venham a ocorrer (a fim dos "reagentes" se tornarem "produtos"). Entendendo a geometria dessas barreiras fornece insights não somente sobre a natureza das reações químicas, mas também sobre as formas dessas "estradas" em sistemas celestes.

A conecção entre o atômico e a dinâmica celeste aparecem porque as mesmas equações que regem o movimento dos corpos celestes e os níveis energéticos dos elétrons em sistemas simples se aplicam a sistemas moleculares mais complexos da mesma forma. Essa similaridade se estende aos estados transitórios dos problemas, a diferença é que o que representa um "reagente" e um "produto" é interpretado de maneira diferente nas duas aplicações. A presença da mesma descrição matemática envolvida é o que unifica esses conceitos. Pelo motivo de que essa descrição unificadora, conforme diz o artigo, "As órbitas utilizadas para projetar as missões espaciais do mesmo modo determinam a taxa de ionização dos átomos e as taxas de reações químicas das moléculas!" A matemática que une esses dois tipos diferentes de problemas não somente é de grande interesse para os matemáticos, físicos e químicos, mas também tem um valor prático no projeto de missões espaciais e na química.

quarta-feira, setembro 28, 2005

Liga dos Robôs Músicos Urbanos

O LEMUR é um grupo americano de artistas e especialistas em tecnologia que desenvolvem instrumentos musicais robóticos. Fundada no ano de 2000 pelo músico e engenheiro Eric Singer, a filosofia do LEMUR é construir instrumentos robóticos que "tocam por si mesmos". Os robôs em pessoa (ou coisa...) são os instrumentos.

É interessante observar que não são sons sintetizados produzidos eletrônicamente, mas totalmente acústicos.

Algumas vezes há a interação entre o humano que toca um instrumento e a composição criada pelo robô, que a executa fisicamente.

O interessante da página da organização são os vídeos e arquivos de áudio de algumas instalações, onde se pode ver esses robôs/instrumentos em ação.

LEMUR

O Teste do Nerd/Geek

Ser geek ou nerd não é mais uma coisa depreciativa, é até uma qualidade desejada por muitos. Como existe o "Orgulho Gay" existe também o "Orgulho Geek" (vão me matar por essa comparação).

Mas ai fica a questão: Será que sou menos ou mais nerd do que ele/ela? ou até Eu gostaria de ser o rei dos geeks!

É claro que não se deve levar muito em consideração esses testes, porque normalmente eles fazem perguntas óbvias demais e não precisa de nenhum teste pra dizer se vc é geek ou não, isso é uma coisa que vem de dentro

Mas sempre é bom ter uma coisinha para satisfazer os nossos egos, não custa nada né?

Clique na figura para fazer o teste.

Feeds do Opera para OPML ou vice-versa

OPML é um formato de arquivo XML usado como um relatório de feeds (daí esboço). É um método padrão para exportar feeds entre agregadores RSS diferentes.

O Opera ainda não tem uma função para importar/exportar feeds de/para outros programas.

Uma solução é você ir nesse site e fazer a conversão do arquivo OPML para o formato do arquivo do Opera (ou vice-versa).

O arquivo de configuração dos feeds do Opera no Windows XP normalmente se encontra no arquivo:

Dados de aplicativos\Opera\Opera\Mail\incoming1.txt

Dentro do diretório do usuário.

Como exemplo:

Se o nome do usuário é Maria este arquivo seria normalmente:

C:\Documents and Settings\Maria\Dados de aplicativos\Opera\Opera\Mail\incoming1.txt.

O site usa PHP para fazer essa conversão...

Esse script funciona também para a conversão dos feeds do Opera para OPML e a fonte pode ser baixada e distribuída livremente pois é GPL ...

Conversor de OPML/Feeds do Opera

terça-feira, setembro 27, 2005

Typetester - Comparador de Fontes

Para os webdesigners.

Um aplicativo web para comparar entre fontes e prever como ela vai aparecer no navegador.

Typetester – Compare fonts for the screen

Transforme arquivo de imagem em Arte ASCII

Arte ASCII há alguns anos atrás era considerada "cool", porque tinha algo a ver com Hackers e tudo mais, hoje em dia já existem programas que fazem tudo isso automaticamente, como já tive a oportunidade de até indicar um programa em Java bastante avançado que faz tudo isso.

Nem precisa ter criatividade...


IMG2TXT: ASCII Art Made Easy!

Como ouvir podcasts no Winamp

Talvez eu esteja um pouco atrasado, pois já faz quase um mês que foi lançado a nova versão 5.1 do winamp que têm suporte para podcasts.

A nova versão do winamp vêm com uma função chamada SHOUTcast Wire, que nada mais é do que um leitor RSS habilitado para áudio.

Abra a biblioteca do Winamp, clicando no iconezinho do winamp na janela principal. Do lado esquerdo clique na seção "SHOUTcast Wire" e você tem 3 opções:
  • Discover: Para procurar por podcasts
  • Subscriptions: Para se inscrever ou visualizar as inscrições (se você tiver o link para uma inscrição, adicione clicando em "Add"
  • Downloads: Você tem a opção de baixar o arquivo pro seu computador


Para ser sincero com vocês, não uso muito o winamp, prefiro usar o foobar pelo fato de ser um software mais voltado pra qualidade de áudio e funcionalidade. Os podcasts que você vê na figura são dois podcasts nacionais (e pelo que parece precisam ser mais atualizados...) que coloquei para exemplificar o funcionamento do esquema. Mas essa capacidade do winamp é realmente digna de nota e bastante prática.

Podcasts de Todos os Gostos

Um podcast nada mais é do que um feed com algum arquivo de mídia (áudio, vídeo, etc...), e pode ser ouvido/visto/etc no seu computador mesmo com o seu player favorito. Esse feed é periodicamente atualizado, como um RSS/Atom com arquivos de mídia.

O interessante do podcast, é que você mesmo pode fazer as seus podcasts e tornar disponíveis na internet, eles estão para o rádio assim como os blogs (como esse que está lendo) está para os jornais. Fico devendo para vocês o resto da receita, com detalhes de como fazer o seu podcast.

Uma grande base de dados de Podcasts de diversos assuntos é o que você vai encontrar nesse site.

NPR : Podcast Directory

Existem opções nacionais para isso também...Uma delas é a seção de podcasts do Estadão... Organizada em diversos assuntos.

Podcasts do Estadão

Uma procura no google, e você terá diversas outras opções também...

Explorando a Casa do Bill Gates

Um passeio interativo pela casa do Bill Gates...

Clique aqui

segunda-feira, setembro 26, 2005

Imaginando outras Dimensões - Artigo da PBS

Fonte:
Pbs.org

Imaginando Outras dimensões

Autor: Rick Groleau
Para a maioria de nós, ou talvez todos nós, é impossível imaginar um mundo constituído de mais do que três dimensões espaciais. Estamos corretos quando tiramos a conclusão de que tal mundo não poderia existir? Ou isso é porque os nossos cérebros são simplesmente incapazes de imaginar dimensões adicionais, dimensões que podem vir a ser tão reais quanto outras coisas que não podemos detectar?

Teóricos das Cordas (um ramo da física) apostam que as dimensões extras existem na realidade; de fato, as equações que descrevem a teoria das supercordas exigem que o Universo tenha pelo menos 10 dimensões. Mas mesmos esses físicos que passam todo dia pensando sobre dimensões espaciais extras têm uma certa dificuldade em descrever como elas devem parecer ou como que nós humanos mentalmente deficientes poderíamos ter acesso a um entendimento delas. Esse foi sempre o caso, e talvez sempre será.

Do 2D para o 3D

Uma tentativa antiga de explicar o conceito de dimensões extras veio em 1884 com a publicação de "Flatland: A Romance of Many Dimensions" (Planolândia: Um Romance de Muitas Dimensões) de Edwin A. Abbot. Este romance é um relato em primeira pessoa de um quadrado bidimensional que começa a apreciar o mundo tridimensional. O quadrado descreve o seu mundo como um plano cuja população são linhas, círculos, quadrados, triângulos, e pentágonos. Como ele era bidimensional, os habitantes da Planolândia se mostravam como linhas uns para os outros. Eles percebem a forma do outro pelo toque e por ver como as linhas pareciam mudar de comprimento quando se moviam um em redor do outro.Um dia, a esfera aparece diante do quadrado. Para o quadrado, que pode ver somente uma fatia da esfera, a forma diante dele é a de uma círculo bidimensional. A esfera decidiu fazer o quadrado entender o mundo tridimensional que ela, a esfera, pertencia. Ela explica as noções de "acima" e "abaixo", que o quadrado confunde com "para frente" e "para trás". Quando a esfera passa através do plano da planolândia para demonstrar como ela podia se movimentar em três dimensões, o quadrado vê somente que a linha que ele estava observando se torna cada vez mais curta, e então desaparece. Não importa o que a esfera faça ou diga, o quadrado não consegue compreender o espaço outro que o mundo bidimensional que ele conhece.

Somente depois da esfera puxar o quadrado para fora do seu mundo bidimensional e para dentro do mundo da Espaçolândia é que ele finalmente compreende o conceito de três dimensões. A partir dessa nova perspectiva, o quadrado têm a visão que um pássaro teria da Planolândia e consegue ver as formas dos seus habitantes (inclusive, e pela primeira vez, dos seus interiores).

De posse desse novo conhecimento, o quadrado concebe a possibilidade de uma quarta dimensão. Ele até vai mais longe e sugere que não deve haver limite nas dimensões espaciais. Tentando convencer a esfera dessa possibilidade, o quadrado usa a mesma lógica que a esfera usou para argumentar a existência das três dimensões. A esfera, agora a que tinha a vista curta, não consegue compreender isso e não aceita os argumentos do quadrado--justamente como a maior parte de nós "esferas" de hoje não aceitamos a idéia de dimensões extras.

Do 3D para o 4D

É difícil para nós aceitarmos a idéia porque quando tentamos imaginar nem que seja uma única dimensão espacial adicional--muito menos seis ou sete--atingimos um muro de tijolos. Não há como ir além dele, e aparentemente nem com nossos cérebros.

Imagine, por exemplo, que você está no centro de uma esfera oca. A distância entre você e cada ponto da superfície da esfera é igual. Agora, tente se movimentar em uma direção que permita que você se dirija para fora de todos os pontos da esfera, e que mantenha essa eqüidistância. Você não vai conseguir. Não há lugar para onde ir-- nenhum lugar que conhecemos.

O quadrado na Planolândia teria o mesmo problema se ele estivesse no centro de um círculo. Ele não pode estar no centro de um círculo e se mover para uma direção que o permita se manter eqüidistante de todos os pontos da circunferência do círculo--a menos que ele se mova para a terceira dimensão. Que pena, não temos o equivalente em quarta dimensão da esfera tridimensional de Abbot para nos mostrar o caminho para a quarta dimensão. (Na matemática, mover-se para dimensões mais altas é um passeio no parque. Veja Matemática Multidimensional (é necessário ter o Flash no seu navegador)

E o que dizer da 10ª dimensão?

Em 1919, o matemático polonês Theodor Kaluza propôs que a existência de uma quarta dimensão no espaço permitiria a união da relatividade geral e teoria eletromagnética. A idéia, mais tarde refinada pelo matemático sueco Oskar Klein, foi a de que o espaço consistia tanto de dimensões estendidas e dimensões curvas. As dimensões estendidas são as três dimensões espaciais com que estamos acostumados, e a dimensão curva é encontrada bem no fundo e dentro das dimensões estendidas e pode ser imaginada como um círculo. Experimentos que se seguiram mostraram que a dimensão curva de Kaluza e Klein não uniam a relatividade geral e a teoria eletromagnética como desejavam, mas depois de décadas, os teóricos das cordas imaginaram útil a idéia, até mesmo necessária. A matemática utilizada na teoria das supercordas exige pelo menos 10 dimensões. Isso é, para que as equações que descrevem a teoria das supercordas comecem a funcionar--para as equações unirem a relatividade geral à mecânica quântica, para explicar a natureza das partículas, para unir as forças, e assim por diante--eles precisam fazer uso de dimensões adicionais. Os teóricos das supercordas acreditam que essas dimensões estão encerradas dentro do espaço curvo descrito pela primeira vez por Kaluza e Klein.

A fim de estender o espaço curvo e incluir essas dimensões adicionais, imagine que esferas tomem o lugar dos círculos de Kaluza-Klein. Ao invés de uma dimensão adicional, teremos duas se considerarmos somente as superfícies das esferas e três se levarmos em conta o espaço dentro da esfera. Isso já é um total de seis dimensões até esse ponto. Então onde estão as outras quatro que a teoria das supercordas exige? Acontece que, antes que existisse a teoria das supercordas, dois matemáticos, Eugênio Calabi da Universidade da Pensilvânia e Shing-Tung Yau da Universidade de Harvard, descreveram formas geométricas com seis dimensões que os teóricos das supercordas dizem se ajustar perfeitamente para os tipos de estruturas que suas equações exigem. Se substituirmos as esferas do espaço curvo por essas formas de Calabi-Yau, terminamos com 10 dimensões: três espaciais, mais as seis das formas de Calabi-Yau, com mais uma do tempo.

Se a teoria das supercordas revelar-se correta, a idéia de um mundo constituído de 10 ou mais dimensões é uma idéia com que teremos de nos acostumar. Mas haverá algum dia uma explicação com uma representação visual das dimensões mais altas e que verdadeiramente satisfaçam a mente humana? A resposta a esta questão pode ser nunca. Não a menos que uma forma de vida de quatro dimensões nos tire da nossa Espaçolândia de três dimensões e nos dê uma visão do mundo a partir de sua perspectiva.

Obs: No site da PBS, de onde tirei esse artigo têm algumas animações que exemplificam algumas dessas idéias...

Graves & MacGuffin Webcomic

Graves & MacGuffin é um projeto de novela gráfica. Um projeto de mangá online. Algo que eu venho imaginando há algum tempo fazer.

Graves & MacGuffin é uma série de misteriosos assassinatos noir que se desenrola no mundo do desenvolvimento de video games. Os personagens são: Graves, um testador de video-games, que acaba se envolvendo em uma série de crimes horripilantes dentro da indústria dos games. Ele atua em conjunto com MacGuffin, um cínico roedor de estimação virtual que existe dentro do sistema de jogos de bolso. Algo como um encontro entre Arthur Conan Doyle (Sherlock Holmes) e Pokémon...

Graves & MacGuffin

domingo, setembro 25, 2005

Fotos criadas dinamicamente

São quatro links, cada um para uma foto base...

Uma foto do Einstein, outra do Tio Sam, uma página de dícionário e um Quaker (religioso de uma seita protestante; aquele da aveia mesmo...  )

Você escreve o texto e a página gera uma foto com o texto que você colocou.

Uma bobagem realmente... Mas interessante pela maneira que a imagem é criada...

Cuidado com o que vai escrever!  

Imagens dinâmicas

Imagem Real ou Digital ?

Hoje em dia com o avanço da editoração gráfica digital, se tornou difícil distinguir entre fotos reais e fotos manipuladas digitalmente, a ponto de se confundir entre as duas. Este site faz um desafio, e pede que você diga entre 10 fotos as que são feitas no computador (CG) e as que são fotos reais (Real). Interessante para você testar a sua percepção...

É bem difícil mesmo, eu acertei 6 no meio das 10... Isso indica que foi no método alemão mesmo... Puro Schultz  

Fake or Photo?

Torrents japoneses (mangás, animés, etc...)

Você gosta de mangás, animés e outras coisas da cultura japonesa? Este site lista torrents de tudo relacionado com a cultura japonesa.

Tokyo Toshokan :: Torrent Listing