sexta-feira, setembro 30, 2005

Hackeando o Atari Flashback 2

Mal a Atari lança o Flashback 2 e já existe na internet um hack para ele.

Como o console não aceita cartuchos esse usuário do console decidiu fazer uma adaptação no aparelho. O site contém fotos bem detalhadas de como você deve fazê-lo.

Se funciona ou não, eu não sei... Mas se você tem habilidade com o ferro de soldar, ou pelo menos se arrisca, e dinheiro pra gastar, mãos à obra!

Atari Museum

O Google mais uma vez... Google Personalizado!

O Google mais uma vez se adianta e lança mais um dos trocentos serviços que já disponibiliza, desta vez explorando um recurso que pelo menos 90% dos usuários normais da internet ainda não conhece, o dos feeds RSS.

Você agora têm a opção de personalizar a sua página inicial do google, com as últimas notícias (a principal aplicação do RSS) das fontes que você mais gostar, os seus emails do gmail (que agora é aberto ao público), a previsão do tempo e tudo mais. Para salvar as suas opções você precisa ter uma conta no gmail.

A minha obrigação pessoal de atualizar todos os dias esse blog também me obriga a usar o Internet Explorer, e a animação da página de personalização, quase que paralisa o meu computador, o que não acontece quando eu uso o Opera.

Outro grande aplicativo Google. Sinceramente isso é mais uma pista de uma grande novidade do Google... Será um browser? Ou um Sistema Operacional do Google? Quem Sabe?

Tudo indica que o serviço ainda não está disponível para o Google brasileiro, para acessar essa opção você precisa usar o serviço internacional (em inglês) do Google.

Google Personalizado

O Atari 2600 de volta ao mercado

Clique na imagem para uma foto maior
Têm pessoas que ainda não cresceram, já perto da casa dos 40 que até hoje jogam o Atari usando emuladores como o Mame e diversos outros.



A Atari já vem comercializando há algum tempo um console Atari chamado Flashback (com 20 jogos), mas acho que não deve ter agradado tanto os entusiastas do Atari porque o design não se parece muito com o Atari original.

Por causa disso a Atari resolveu colocar no mercado uma versão nova do Flashback que eles estão chamando Flashback 2, que tenta reproduzir mais fielmente o Atari original com o painel em madeira falsa e outros detalhes "vintage". A conecção com a televisão é por meio de uma saída RCA. Não existe o lugar para colocar o cartucho, ele foi substituido por um chip interno e os joysticks são como os do Atari originais.

São quarenta jogos incluindo: Pong, Asteroides, Centipede, Milipede, Lunar Lander, Breakout, Missile Command, Combat, Yar's Revenge e Pitfall, entre outros.

Site da Atari

quinta-feira, setembro 29, 2005

Construa seu próprio site de procuras

Um site chamado Rollyo, utilizando a procura do Yahoo! está colocando a disposição de qualquer pessoa uma procura personalizada. Você escolhe os sites que quiser incluir na sua procura, por exemplo se quiser criar uma procura só em sites de customização você colocaria deviantant.com, customize.org, skinbase.org, lotsofskins.com e outros e com isso criaria a sua procura em sites de customização.

Esse é o link da minha procura, o Skin Search do μZen

Aproveita para criar a sua procura...

Matemática une Sideral e Atômico

O nosso Sol numa imagem em ultravioleta (NASA). Clique aqui para uma foto de alta resolução.

Nos últimos anos, cientistas têm desenvolvido insights surpreendendes a respeito de uma ligação misteriosa entre o movimento dos objetos no espaço e o movimento das menores partículas. Parece que existe um paralelo quase perfeito entre a matemática que descreve a mecânica celeste e a matemática que rege alguns aspectos da física atômica. Esses insights têm levado a novas maneiras de planejamento das missões espaciais, como foi descrito no artigo, "Controle de terra para Niels Bohr: Explorando o Espaço exterior com a Física Atômica" (Ground Control to Niels Bohr: Exploring Outer Space with Atomic Physics) de Mason Porter e Predrag Cvitanovic, que está na edição de outubro de 2005 do "Notices of the American Mathematical Society" (Notícias da Sociedade Matemática Americana).

Resto da postagem

O artigo descreve o trabalho do físico Turgay Uzer do Instituto de Tecnologia da Geórgia, do matemático Jerrold Marsden do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do engenheiro Shane Ross da Universidade do Sul da Califórnia, entre outros cientistas.

Imagine um grupo de corpos celestes; digamos, o Sol, a Terra e uma espaçonave,movendo-se ao longo de trajetórias determinadas por suas atrações gravitacionais mútuas. A teoria matemática dos sistemas dinâmicos descreve como os corpos movem-se uns em relação aos outros. Em um sistema como esse, a interação das forças gravitacionais acarretam a criação de "estradas" tubulares no espaço entre os corpos. Se a espaçonave entra em uma dessas estradas, ela é propulsionada sem a necessidade de utilizar muita energia. Com a ajuda dos matemáticos, engenheiros e físicos, os projetistas da missão da espaçonave Genesis se utilizaram dessas estradas para propulsionar a nave até o seu destino com o uso mínimo de combustível.

De uma maneira surpreendente, um pouco do mesmo fenômeno ocorre nas menores escalas atômicas. Isso pode ser avaliado no estudo do que se conhece como "estados de transição", que foram empregados pela primeira vez no campo da dinâmica química. Pode-se imaginar esses estados de transição como barreiras que precisam ser vencidas a fim de que reações químicas venham a ocorrer (a fim dos "reagentes" se tornarem "produtos"). Entendendo a geometria dessas barreiras fornece insights não somente sobre a natureza das reações químicas, mas também sobre as formas dessas "estradas" em sistemas celestes.

A conecção entre o atômico e a dinâmica celeste aparecem porque as mesmas equações que regem o movimento dos corpos celestes e os níveis energéticos dos elétrons em sistemas simples se aplicam a sistemas moleculares mais complexos da mesma forma. Essa similaridade se estende aos estados transitórios dos problemas, a diferença é que o que representa um "reagente" e um "produto" é interpretado de maneira diferente nas duas aplicações. A presença da mesma descrição matemática envolvida é o que unifica esses conceitos. Pelo motivo de que essa descrição unificadora, conforme diz o artigo, "As órbitas utilizadas para projetar as missões espaciais do mesmo modo determinam a taxa de ionização dos átomos e as taxas de reações químicas das moléculas!" A matemática que une esses dois tipos diferentes de problemas não somente é de grande interesse para os matemáticos, físicos e químicos, mas também tem um valor prático no projeto de missões espaciais e na química.

quarta-feira, setembro 28, 2005

Liga dos Robôs Músicos Urbanos

O LEMUR é um grupo americano de artistas e especialistas em tecnologia que desenvolvem instrumentos musicais robóticos. Fundada no ano de 2000 pelo músico e engenheiro Eric Singer, a filosofia do LEMUR é construir instrumentos robóticos que "tocam por si mesmos". Os robôs em pessoa (ou coisa...) são os instrumentos.

É interessante observar que não são sons sintetizados produzidos eletrônicamente, mas totalmente acústicos.

Algumas vezes há a interação entre o humano que toca um instrumento e a composição criada pelo robô, que a executa fisicamente.

O interessante da página da organização são os vídeos e arquivos de áudio de algumas instalações, onde se pode ver esses robôs/instrumentos em ação.

LEMUR

O Teste do Nerd/Geek

Ser geek ou nerd não é mais uma coisa depreciativa, é até uma qualidade desejada por muitos. Como existe o "Orgulho Gay" existe também o "Orgulho Geek" (vão me matar por essa comparação).

Mas ai fica a questão: Será que sou menos ou mais nerd do que ele/ela? ou até Eu gostaria de ser o rei dos geeks!

É claro que não se deve levar muito em consideração esses testes, porque normalmente eles fazem perguntas óbvias demais e não precisa de nenhum teste pra dizer se vc é geek ou não, isso é uma coisa que vem de dentro

Mas sempre é bom ter uma coisinha para satisfazer os nossos egos, não custa nada né?

Clique na figura para fazer o teste.

Feeds do Opera para OPML ou vice-versa

OPML é um formato de arquivo XML usado como um relatório de feeds (daí esboço). É um método padrão para exportar feeds entre agregadores RSS diferentes.

O Opera ainda não tem uma função para importar/exportar feeds de/para outros programas.

Uma solução é você ir nesse site e fazer a conversão do arquivo OPML para o formato do arquivo do Opera (ou vice-versa).

O arquivo de configuração dos feeds do Opera no Windows XP normalmente se encontra no arquivo:

Dados de aplicativos\Opera\Opera\Mail\incoming1.txt

Dentro do diretório do usuário.

Como exemplo:

Se o nome do usuário é Maria este arquivo seria normalmente:

C:\Documents and Settings\Maria\Dados de aplicativos\Opera\Opera\Mail\incoming1.txt.

O site usa PHP para fazer essa conversão...

Esse script funciona também para a conversão dos feeds do Opera para OPML e a fonte pode ser baixada e distribuída livremente pois é GPL ...

Conversor de OPML/Feeds do Opera

terça-feira, setembro 27, 2005

Typetester - Comparador de Fontes

Para os webdesigners.

Um aplicativo web para comparar entre fontes e prever como ela vai aparecer no navegador.

Typetester – Compare fonts for the screen

Transforme arquivo de imagem em Arte ASCII

Arte ASCII há alguns anos atrás era considerada "cool", porque tinha algo a ver com Hackers e tudo mais, hoje em dia já existem programas que fazem tudo isso automaticamente, como já tive a oportunidade de até indicar um programa em Java bastante avançado que faz tudo isso.

Nem precisa ter criatividade...


IMG2TXT: ASCII Art Made Easy!

Como ouvir podcasts no Winamp

Talvez eu esteja um pouco atrasado, pois já faz quase um mês que foi lançado a nova versão 5.1 do winamp que têm suporte para podcasts.

A nova versão do winamp vêm com uma função chamada SHOUTcast Wire, que nada mais é do que um leitor RSS habilitado para áudio.

Abra a biblioteca do Winamp, clicando no iconezinho do winamp na janela principal. Do lado esquerdo clique na seção "SHOUTcast Wire" e você tem 3 opções:
  • Discover: Para procurar por podcasts
  • Subscriptions: Para se inscrever ou visualizar as inscrições (se você tiver o link para uma inscrição, adicione clicando em "Add"
  • Downloads: Você tem a opção de baixar o arquivo pro seu computador


Para ser sincero com vocês, não uso muito o winamp, prefiro usar o foobar pelo fato de ser um software mais voltado pra qualidade de áudio e funcionalidade. Os podcasts que você vê na figura são dois podcasts nacionais (e pelo que parece precisam ser mais atualizados...) que coloquei para exemplificar o funcionamento do esquema. Mas essa capacidade do winamp é realmente digna de nota e bastante prática.

Podcasts de Todos os Gostos

Um podcast nada mais é do que um feed com algum arquivo de mídia (áudio, vídeo, etc...), e pode ser ouvido/visto/etc no seu computador mesmo com o seu player favorito. Esse feed é periodicamente atualizado, como um RSS/Atom com arquivos de mídia.

O interessante do podcast, é que você mesmo pode fazer as seus podcasts e tornar disponíveis na internet, eles estão para o rádio assim como os blogs (como esse que está lendo) está para os jornais. Fico devendo para vocês o resto da receita, com detalhes de como fazer o seu podcast.

Uma grande base de dados de Podcasts de diversos assuntos é o que você vai encontrar nesse site.

NPR : Podcast Directory

Existem opções nacionais para isso também...Uma delas é a seção de podcasts do Estadão... Organizada em diversos assuntos.

Podcasts do Estadão

Uma procura no google, e você terá diversas outras opções também...

Explorando a Casa do Bill Gates

Um passeio interativo pela casa do Bill Gates...

Clique aqui

segunda-feira, setembro 26, 2005

Imaginando outras Dimensões - Artigo da PBS

Fonte:
Pbs.org

Imaginando Outras dimensões

Autor: Rick Groleau
Para a maioria de nós, ou talvez todos nós, é impossível imaginar um mundo constituído de mais do que três dimensões espaciais. Estamos corretos quando tiramos a conclusão de que tal mundo não poderia existir? Ou isso é porque os nossos cérebros são simplesmente incapazes de imaginar dimensões adicionais, dimensões que podem vir a ser tão reais quanto outras coisas que não podemos detectar?

Teóricos das Cordas (um ramo da física) apostam que as dimensões extras existem na realidade; de fato, as equações que descrevem a teoria das supercordas exigem que o Universo tenha pelo menos 10 dimensões. Mas mesmos esses físicos que passam todo dia pensando sobre dimensões espaciais extras têm uma certa dificuldade em descrever como elas devem parecer ou como que nós humanos mentalmente deficientes poderíamos ter acesso a um entendimento delas. Esse foi sempre o caso, e talvez sempre será.

Do 2D para o 3D

Uma tentativa antiga de explicar o conceito de dimensões extras veio em 1884 com a publicação de "Flatland: A Romance of Many Dimensions" (Planolândia: Um Romance de Muitas Dimensões) de Edwin A. Abbot. Este romance é um relato em primeira pessoa de um quadrado bidimensional que começa a apreciar o mundo tridimensional. O quadrado descreve o seu mundo como um plano cuja população são linhas, círculos, quadrados, triângulos, e pentágonos. Como ele era bidimensional, os habitantes da Planolândia se mostravam como linhas uns para os outros. Eles percebem a forma do outro pelo toque e por ver como as linhas pareciam mudar de comprimento quando se moviam um em redor do outro.Um dia, a esfera aparece diante do quadrado. Para o quadrado, que pode ver somente uma fatia da esfera, a forma diante dele é a de uma círculo bidimensional. A esfera decidiu fazer o quadrado entender o mundo tridimensional que ela, a esfera, pertencia. Ela explica as noções de "acima" e "abaixo", que o quadrado confunde com "para frente" e "para trás". Quando a esfera passa através do plano da planolândia para demonstrar como ela podia se movimentar em três dimensões, o quadrado vê somente que a linha que ele estava observando se torna cada vez mais curta, e então desaparece. Não importa o que a esfera faça ou diga, o quadrado não consegue compreender o espaço outro que o mundo bidimensional que ele conhece.

Somente depois da esfera puxar o quadrado para fora do seu mundo bidimensional e para dentro do mundo da Espaçolândia é que ele finalmente compreende o conceito de três dimensões. A partir dessa nova perspectiva, o quadrado têm a visão que um pássaro teria da Planolândia e consegue ver as formas dos seus habitantes (inclusive, e pela primeira vez, dos seus interiores).

De posse desse novo conhecimento, o quadrado concebe a possibilidade de uma quarta dimensão. Ele até vai mais longe e sugere que não deve haver limite nas dimensões espaciais. Tentando convencer a esfera dessa possibilidade, o quadrado usa a mesma lógica que a esfera usou para argumentar a existência das três dimensões. A esfera, agora a que tinha a vista curta, não consegue compreender isso e não aceita os argumentos do quadrado--justamente como a maior parte de nós "esferas" de hoje não aceitamos a idéia de dimensões extras.

Do 3D para o 4D

É difícil para nós aceitarmos a idéia porque quando tentamos imaginar nem que seja uma única dimensão espacial adicional--muito menos seis ou sete--atingimos um muro de tijolos. Não há como ir além dele, e aparentemente nem com nossos cérebros.

Imagine, por exemplo, que você está no centro de uma esfera oca. A distância entre você e cada ponto da superfície da esfera é igual. Agora, tente se movimentar em uma direção que permita que você se dirija para fora de todos os pontos da esfera, e que mantenha essa eqüidistância. Você não vai conseguir. Não há lugar para onde ir-- nenhum lugar que conhecemos.

O quadrado na Planolândia teria o mesmo problema se ele estivesse no centro de um círculo. Ele não pode estar no centro de um círculo e se mover para uma direção que o permita se manter eqüidistante de todos os pontos da circunferência do círculo--a menos que ele se mova para a terceira dimensão. Que pena, não temos o equivalente em quarta dimensão da esfera tridimensional de Abbot para nos mostrar o caminho para a quarta dimensão. (Na matemática, mover-se para dimensões mais altas é um passeio no parque. Veja Matemática Multidimensional (é necessário ter o Flash no seu navegador)

E o que dizer da 10ª dimensão?

Em 1919, o matemático polonês Theodor Kaluza propôs que a existência de uma quarta dimensão no espaço permitiria a união da relatividade geral e teoria eletromagnética. A idéia, mais tarde refinada pelo matemático sueco Oskar Klein, foi a de que o espaço consistia tanto de dimensões estendidas e dimensões curvas. As dimensões estendidas são as três dimensões espaciais com que estamos acostumados, e a dimensão curva é encontrada bem no fundo e dentro das dimensões estendidas e pode ser imaginada como um círculo. Experimentos que se seguiram mostraram que a dimensão curva de Kaluza e Klein não uniam a relatividade geral e a teoria eletromagnética como desejavam, mas depois de décadas, os teóricos das cordas imaginaram útil a idéia, até mesmo necessária. A matemática utilizada na teoria das supercordas exige pelo menos 10 dimensões. Isso é, para que as equações que descrevem a teoria das supercordas comecem a funcionar--para as equações unirem a relatividade geral à mecânica quântica, para explicar a natureza das partículas, para unir as forças, e assim por diante--eles precisam fazer uso de dimensões adicionais. Os teóricos das supercordas acreditam que essas dimensões estão encerradas dentro do espaço curvo descrito pela primeira vez por Kaluza e Klein.

A fim de estender o espaço curvo e incluir essas dimensões adicionais, imagine que esferas tomem o lugar dos círculos de Kaluza-Klein. Ao invés de uma dimensão adicional, teremos duas se considerarmos somente as superfícies das esferas e três se levarmos em conta o espaço dentro da esfera. Isso já é um total de seis dimensões até esse ponto. Então onde estão as outras quatro que a teoria das supercordas exige? Acontece que, antes que existisse a teoria das supercordas, dois matemáticos, Eugênio Calabi da Universidade da Pensilvânia e Shing-Tung Yau da Universidade de Harvard, descreveram formas geométricas com seis dimensões que os teóricos das supercordas dizem se ajustar perfeitamente para os tipos de estruturas que suas equações exigem. Se substituirmos as esferas do espaço curvo por essas formas de Calabi-Yau, terminamos com 10 dimensões: três espaciais, mais as seis das formas de Calabi-Yau, com mais uma do tempo.

Se a teoria das supercordas revelar-se correta, a idéia de um mundo constituído de 10 ou mais dimensões é uma idéia com que teremos de nos acostumar. Mas haverá algum dia uma explicação com uma representação visual das dimensões mais altas e que verdadeiramente satisfaçam a mente humana? A resposta a esta questão pode ser nunca. Não a menos que uma forma de vida de quatro dimensões nos tire da nossa Espaçolândia de três dimensões e nos dê uma visão do mundo a partir de sua perspectiva.

Obs: No site da PBS, de onde tirei esse artigo têm algumas animações que exemplificam algumas dessas idéias...

Graves & MacGuffin Webcomic

Graves & MacGuffin é um projeto de novela gráfica. Um projeto de mangá online. Algo que eu venho imaginando há algum tempo fazer.

Graves & MacGuffin é uma série de misteriosos assassinatos noir que se desenrola no mundo do desenvolvimento de video games. Os personagens são: Graves, um testador de video-games, que acaba se envolvendo em uma série de crimes horripilantes dentro da indústria dos games. Ele atua em conjunto com MacGuffin, um cínico roedor de estimação virtual que existe dentro do sistema de jogos de bolso. Algo como um encontro entre Arthur Conan Doyle (Sherlock Holmes) e Pokémon...

Graves & MacGuffin

domingo, setembro 25, 2005

Fotos criadas dinamicamente

São quatro links, cada um para uma foto base...

Uma foto do Einstein, outra do Tio Sam, uma página de dícionário e um Quaker (religioso de uma seita protestante; aquele da aveia mesmo...  )

Você escreve o texto e a página gera uma foto com o texto que você colocou.

Uma bobagem realmente... Mas interessante pela maneira que a imagem é criada...

Cuidado com o que vai escrever!  

Imagens dinâmicas

Imagem Real ou Digital ?

Hoje em dia com o avanço da editoração gráfica digital, se tornou difícil distinguir entre fotos reais e fotos manipuladas digitalmente, a ponto de se confundir entre as duas. Este site faz um desafio, e pede que você diga entre 10 fotos as que são feitas no computador (CG) e as que são fotos reais (Real). Interessante para você testar a sua percepção...

É bem difícil mesmo, eu acertei 6 no meio das 10... Isso indica que foi no método alemão mesmo... Puro Schultz  

Fake or Photo?

Torrents japoneses (mangás, animés, etc...)

Você gosta de mangás, animés e outras coisas da cultura japonesa? Este site lista torrents de tudo relacionado com a cultura japonesa.

Tokyo Toshokan :: Torrent Listing

Como encontrar arquivos no RapidShare

Não sei se você já sabe, existe um site chamado RapidShare na Alemanha que permite que os usuários façam o upload de arquivos, não importa qual o tipo de arquivo, e fornece links para que outras pessoas façam o download do arquivo. Só existe um limite: cada arquivo tem que ser menor que 50MB, e você só pode baixar um certo número de megabytes por hora, mas mesmo assim é um serviço muito útil para transferência de dados. A única coisa é que não dá pra procurar no banco de dados do site por arquivos, você tem que ter um link específico pro arquivo.

Este hack, contudo, permite que você encontre arquivos no RapidShare, através do Google (como sempre). Use os seguintes links:

Procurar por arquivos diversos

Procurar por arquivos compactados ou executáveis (.exe, .cab, .rar ou .zip)

Procurar por vídeos

Procurar por um arquivo específico usando uma palavra

Escreva o seguinte no Google:
cab OR exe OR rar OR zip "arquivo" site:rapidshare.de
Onde "arquivo" é o arquivo específico que você estiver procurando.

Divirta-se!

Opera Blogs

Você já conhece o Blog do Opera? O novo serviço de blogs do Opera...
Blogs

Google Video

Você já conhece o Google Video? O novo serviço de procuras do Google...
Infected Mushroom at Avalon

Descobrir nome da fonte pela imagem

Uma maneira prática de descobrir a fonte tendo a imagem dela. É só fazer o upload da imagem que esse site te mostra a fonte, ou pelo menos tenta dar alguma informação sobre a fonte utilizada.

WhatTheFont : MyFonts

sábado, setembro 24, 2005

Shockwave artístico interativo

Vou acabar criando um blog só de shockwaves artísticos... Esse é mais um deles...

Telefone roubado em ânus de mulher...

Via
The Register
Só para ficar nos anais da história vou relatar uma história surpreendente que apareceu semana passada nos jornais da Romênia: Petronela Brandus, 24 anos, foi vista roubando o celular de uma pessoa mas a polícia não conseguiu encontrar o objeto com ela, porque o objeto estava "dentro" dela. Do The Register:
Usando o modo já bem estabelecido, eles (os policiais) discaram o número e ouviram o barulho do telefone. Nesse caso, contudo Brandus não usou a opção vaginal relativamente mais simples, mas sim a passagem traseira mais inconveniente.

Não adiantou nada. De volta à delegacia, uma revista rapidamente recuperou o elemento ofensivo...

Uma pergunta continua: o quê aconteceu com o telefone? O proprietário recebeu o aparelho de volta.

O policial Madarin Taranu explicou: "O médico da delegacia extraiu o telefone e o desinfetamos com um spray."

Saiba tudo sobre: HIV e AIDS

Via
Newscientist
Essa é a minha tradução do artigo que John Pickerel da Newscientist publicou no dia 5 de julho de 2005 sobre a AIDS num levantamento geral sobre a AIDS; o texto contém links que contém informações mais detalhadas sobre os temas no site da Newscientist.

A minha intenção seria traduzir todos os links, visto que esse assunto é de interesse meu, mas como é um trabalho muito grande e que gastaria muito tempo (tô com uma preguiça...), me resumi em traduzir o texto e oferecer os mesmos links dentro do meu texto.

O artigo foi traduzido como um exercício (essa desculpa eu sempre vou dar... ) e para mostrar às pessoas que apesar do que se pensa aqui no Brasil, existe um mundo lá fora que está sofrendo com esse problema da AIDS, e para que a gente pare de olhar pros nossos próprios e pequenos problemas, e dê um pouco mais de amor ao próximo.
"A informação é a arma contra a ignorância em todos os sentidos...

Saiba tudo sobre: HIV e AIDS

A AIDS já ultrapassou a "Peste Negra" e está sendo considerada a pior pandemia da história humana. No fim de 2004, 20 milhões de pessoas morreram por causa dela, e o dobro desse número estão atualmente infectadas com o HIV. Não fosse um grande progresso medicamentoso, poderia ter levado as vidas de algo por volta de 60 milhões de pessoas por volta de 2015. A AIDS requer um preço alto demais para as sociedades, ferindo a economia, dizimando a sua força de trabalho e deixando suas crianças órfãs.

Nove de 10 pessoas que vivem com o HIV estão nos países em desenvolvimento; 60 a 70% desses estão na África Sub-saariana. Mas a doença está se espalhando em todas as regiões, com epidemias ferozes ameaçando países como a Índia,China, Rússia e as ilhas do Caribe. As estatísticas são moderadas - em algumas cidades Sul-Africanas 44% das mulheres grávidas são HIV positivas, em Botswana 37% das pessoas carregam o vírus.

Assassino da Imunidade

O virus da imunodeficiência humana (HIV) é um retrovírus - um vírus constituído somente de RNA ao invés do tipo mais comum de DNA. Ele ataca justamente as células do sistema imunológico que deveriam proteger o corpo contra ele - os Linfócitos T e outras células sangüíneas com receptores CD4 em suas superfícies. O vírus usa o receptor CD4 para se ligar e através disso entrar no linfócito. O HIV então se integra no DNA próprio da célula, tornando a célula numa fábrica geradora de outros vírus. Os novos vírus rompem a célula, destruindo-a e seguem seu caminho para atacar outros linfócitos.

O HIV mata por meio da vagarosa destruição do sistema imunológico. Várias semanas após a infecção inicial, a pessoa experimenta sintomas parecidos com a gripe. Então o sistema imunológico ataca violentamente, e o vírus em grande parte faz uma retirada estratégica se escondendo dentro dos tecidos linfáticos. O indivíduo infectado que não recebe tratamento na maioria das vezes se mantém saudável de 5 a 15 anos, mas o vírus continua a se replicar no fundo, vagarosamente destruindo o sistema imunológico.

Eventualmente o corpo não consegue se defender e sucumbe a doenças oportunistas devastadoras que raramente atacam pessoas saudáveis. A Síndrome da Imuno Deficiência Humana (AIDS ou SIDA) é o nome dado a este estágio final da infecção pelo HIV, e é caracterizada por doenças múltiplas e potencialmente fatais tais como perda de peso, diarréia crônica, cânceres raros, pneumonia, doenças por fungos e infecções do cérebro e olho. A tuberculose se tornou especialmente prevalente em vítimas da AIDS.

Nascido para matar

Análises genéticas dão pistas de que o vírus ancestral do HIV primata poderia ter nascido há um milhão de anos atrás, quando um virus de chimpanzé se hibridizou com uma variedade símia relacionada. Contudo os cientistas acreditam que não foi antes de 1930 que isso se transmitiu aos humanos que comiam carne de chimpanzé na África Central. Essa variedade se tornou o HIV-1 - o tipo que mais se espalhou. Um segundo tipo, o HIV-2, mais restrito a África Ocidental, foi provavelmente contraído nos anos 60 por meio da carne de macacos.

Outra teoria foi a de que a pandemia da AIDS teria sido acidentalmente iniciada por médicos que testavam uma vacina contra a pólio nos anos 50 - exibida em detalhes no livro de Edward Hooper "The River" - mas isso foi severamente criticado por outros cientistas.

A AIDS já deveria estar circulando nos Estados Unidos e África durante os anos 70. Mas não foi reconhecida até o ano de 1981 quando um jovens gays e usuários de drogas injetáveis, em Nova Iorque e na Califórnia, começaram a ser diagnosticados com um tipo incomum de câncer de pele denominado sarcoma de Kaposi, e pneumonia letal.No fim daquele ano 121 pessoas nos Estados Unidos morreram - esse número cresceria para 17.000 nos próximos seis anos.

Cientistas apoiados pelo governo predizeram que a doença misteriosa que debilitava o sistema imunológico era causada por um agente infeccioso. Em 1984 esse agente foi identificado como sendo o HIV por Luc Montaigner do Instituto Pasteur de Paris, França, e Robert Gallo do Instituto Nacional do Câncer em Washington D.C., Estados Unidos. Logo após o aparecimento da AIDS nos Estados Unidos, a doença foi detectada também na Europa e a epidemia que afetava homens e mulheres heterossexuais se elevou em uma proporção alarmante na África Sub-saariana. Hoje uma dentre cinco pessoas naquela região estão vivendo com o vírus. A epidemia da AIDS também ameaça devastar as nações mais populosas do mundo - a Índia e a China - e outras nações asiáticas, se não se tomar uma atitude para mantê-la sob controle.

Ações defensivas

O HIV é encontrado em fluidos corporais tais como: o sangue, sêmen, fluidos vaginais e leite materno. Ele pode ser contraído através de sexo com penetração, sexo oral e por meio de seringas contaminadas compartilhadas quando se injetam drogas ou em hospitais. Ele pode também ser transmitido da mãe para o seu bebê durante a gravidez, o nascimento ou amamentação - apesar de que muitas crianças escapam da infecção. O HIV não passa através do beijo, tosse, picadas de mosquito ou pelo toque.

Autoridades de saúde estão se focalizando na prevenção como um método chave para limitar a dispersão da epidemia. Programas educacionais pregam a abstinência sexual, monogamia e sexo seguro usando camisinha, como uma maneira de proteger-se contra a infecção. Muitos países dão camisinhas gratuitas e oferecem programas de troca de seringas como medida de limitar a transmissão entre os usuários de drogas injetáveis. Microbicidas na forma de cremes que previnem a transmissão do HIV podem logo oferecer outro método de proteção.

Uma vacina, como um método alternativo de prevenir a infecção pelo HIV, poderá existir daqui a muitos anos.Isso é devido em parte ao vírus se modificar rapidamente.Uma vacina não somente deve preparar os anticorpos no caso de um ataque pelo vírus (a maneira que a maioria das vacinas funcionam) mas poderiam também aumentar a produção de células T. Testes com vacinas foram feitos na África do Sul, Kênia, nos Estados Unidos e Tailândia - mas apesar disso a maioria ainda precisa de mais resultados para que se tenha esperança. Vacinas controversas feitas a partir do sangue de portadores do HIV, foram testadas na Nigéria e na Tailândia.

Coquetéis anti-retrovirais

Não existe a cura para a AIDS, mas uma variedade de drogas - algumas das quais têm efeitos colaterais desagradáveis - estão a disposição para diminuir o seu progresso. Outras drogas são usadas para tratar infecções oportunistas ou os sintomas da AIDS. Até mesmo alguns tratamentos à base de ervas foram investigados.

A maior parte das drogas anti-HIV têm como objetivo dominar a replicação viral. Análogos de nucleosídeos tais como o AZT (zidovudina) e também não-nucleosídeos inibidores da transcriptase reversa (NNRTIs), atacam a ação da transcriptase reversa da enzima viral. Isso evita que elas produzam DNA's funcionais que de outra maneira integrariam no DNA das células infectadas.

Uma terceira classe bloqueia a protease, uma enzima essencial na produção de partículas de virus funcionais. Os inibidores de protease são os mais efetivos dentro desses 3 tipos de drogas, e a mortalidade pela AIDS caiu dramaticamente nos Estados Unidos quando elas foram licenciadas pela primeira vez no fim dos anos 90. Os inibidores de fusão são um novo tipo de droga que funcionam impedindo o HIV de se unir com os receptores CD4 que eles usam para entrar nas células. Drogas que bloqueiam uma outra enzima, a integrase, também estão em desenvolvimento. As drogas contra a AIDS são quase sempre tomadas em combinações de coquetéis, coquetéis de três ou mais tipos simultaneamente, visto que isso ajuda a diminuir a taxa pela qual o HIV desenvolve resistência às drogas. Mas o vírus é capas de evoluir rapidamente e pode eventualmente vencer as drogas se as regras de tratamento não são seguidas rigorosamente.

Apesar das drogas serem amplamente disponíveis nos países ocidentais, o custo delas significa que elas não estão disponíveis para a grande maioria dos que sofrem de AIDS. Organismos internacionais estão trabalhando na direção de ampliar o acesso ao tratamento no mundo em desenvolvimento. Algumas companhias em países como a Índia e Tailândia estão agora produzindo cópias genéricas mais baratas das drogas.

Custos altos

A carga econômica e social da AIDS exerce um preço alto demais nas nações em desenvolvimento adicionado à aquela exercida pela mortalidade em si. A AIDS está atravancando o desenvolvimento e acarretando um crescimento populacional negativo em alguns dos países mais seriamente afetados, como a Botswana.

Essa mortalidade excessiva pela AIDS está causando uma mudança demográfica, levando jovens adultos na flor da suas vidas. Isso deixa crianças órfãs, e está destruindo a força de trabalho e a economia. Alguns prevêem que 50 milhões de crianças na África Sub-Saariana estarão órfãs por volta de 2010. A força de trabalho de 38 países destruídos pela AIDS será 35% menor por volta de 2020, por causa da AIDS.

O efeito da AIDS em comunidades agrárias no sul da África está até mesmo levando a falta de alimentos. Estigma social e discriminação é outro problema para muitas pessoas que sofrem de AIDS, especialmente em nações asiáticas.

Autor: John Pickerel, 4 de julho de 2005

CSS Import™ | The CSS Gallery

Quem está envolvido com desenvolvimento de sites, sabe que é uma tarefa árdua tornar o seu site compatível com os navegadores (browsers) mais comuns e ainda assim usar os recursos mais atuais de estilos CSS, porque cada browser tem a sua interpretação única do padrão CSS.

Mas como uma certa pessoa já disse:
"Nada se cria, tudo se transforma...
Ou o tupiniquim:
"Nada se cria, tudo se copia...
Este site faz uma seleção de sites com estilos já arduamente testados em diversos browsers pelos seus autores.

Que tal se inspirar nesses sites e se aliviar dessa tarefa difícil?

CSS Import™ | The CSS Gallery

Stardock lança site só de Gadgets

Inspirando-se na idéia de alguns gerenciadores de janelas do Linux como o Enlightenment e o Gnome e no Sistema Operacional da Apple Mac OSX, e com o advento do novo Sistema Operacional da Microsoft, o Windows Vista, finalmente depois de muitos anos, vai oferecer direto da caixa uma interface mais funcional, com mini aplicativos que ficam no Desktop.

A Stardock - conhecida pelos softwares Windowblinds (skins de janelas) e DesktopX (skins de desktop), que não quer ficar atrás, lança um site só de mini-aplicativos que não precisam de um segundo software como o DesktopX ou o Konfabulator (widgets) para rodarem, os chamados gadgets. Alguns são grátis.

Stardock DesktopGadgets

sexta-feira, setembro 23, 2005

Consulte o I Ching na Web

Se você se vira bem no inglês, consulte o seu I Ching nesse site:
Yi Jing, livro do Sol e da Lua

Câmeras Web no Caminho do Rita

Este blog lista os endereços de algumas páginas com webcams localizadas dentro da área que o furacão Rita deverá atingir hoje à noite...

Houston/Galveston web cams

Indústria Fonográfica lança malware que apaga software P2P

Via
Site do IFPI
A IFPI -- o equivalente internacional da RIAA -- lançou um software que deleta todo o seu software P2P (Kazaa, emule, dc++, bittorrent, shareaza, etc,etc, etc...), argumentando que P2P em si é ilegal e utilizando termos ridículos e não-legais como "roubo de direitos autorais" . E o que dizer de 17.000.000 de arquivos que podem ser compartilhados com trabalhos licenciados pelo Creative Commons, e tantas outras coisas que existem e são de domínio público?
"O Digital File Check auxilia na remoção ou bloqueio de todos os programas de compartilhamento de arquivos que são comumente usados para distribuir arquivos com direitos autorais ilegalmente. Ele também permite ao usuário deletar música com direitos autorais e arquivos de vídeo das "pastas compartilhadas" do computador de onde são comumente trocadas ilegalmente na internet.

O Digital File Check foi desenvolvido pela IFPI, que representa a indústria fonográfica mundialmente, em conjunto com a Associação Cinematográfica, que representa a indústria de filmes.O DFC ficará disponível online e em CD nos meses seguintes em países que incluem a Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Suécia e Reino Unido.

John Kennedy, presidente e diretor-geral da IFPI disse: "O Digital File Check é uma ferramenta educacional e que visa tornar a vida mais fácil para as pessoas que querem apreciar a música de maneira responsável e legalmente na Internet, ou que querem que os seus familiares, amigos e colegas de trabalho façam o mesmo."
Nenhuma palavra sobre se esse malware também apaga o seu navegador de internet, cliente de email e software de mensagens, visto que esses, também, são usados para infringir direitos autorais.

Eu conheço esse tipo de programa com outro nome: Vírus

quinta-feira, setembro 22, 2005

Estrutura de Proteína é chave de função celular do vírus da AIDS.

Via
Eurekalert.org
Pesquisadores da Universidade de Cornell (Cidade de Ithaca - Estado de Nova Iorque - EUA) descobriram a estrutura cristalina tridimensional de uma proteína humana chamada CD38, que pode levar a descobertas importantes sobre como as células liberam cálcio - um mineral usado em quase todo processo celular. As descobertas também podem ajudar a compreender mecanismos que estão envolvidos em certas doenças, desde leucemia até diabetes e HIV-AIDS.

Os níveis dessa proteína caem, por motivos desconhecidos, quando as pessoas ficam doentes, tornando a proteína CD38 um indício dessas doenças.

Como exemplo, os pesquisadores mostraram que a CD38 interrompe uma interação entre o vírus da AIDS e o ponto de entrada na célula - um receptor protéico chamado CD4. Analisando a estrutura tridimensional do CD38, os cientistas identificaram um peptídeo, uma substância orgânica composta de amino-ácidos, que eles acreditam poder interferir na conecção entre o CD4 e o HIV.

As descobertas, publicadas no jornal "Structure" (Volume 13 de setembro de 2005), denotam um grande passo na criação de drogas que poderiam inibir os processos relacionados a certas doenças. Conhecendo-se a estrutura da proteína, pode-se abrir a porta para o entendimento das funções do CD38 que estão relacionadas a processos biológicos chaves sobre as quais os cientistas sabem muito pouco.

"Por exemplo, o mecanismo de como uma célula faz a mediação da liberação de cálcio é em grande parte desconhecido," disse o autor principal do ensaio, Quan Hao, diretor do Centro de Difração Macromolecular (MacCHESS), o ramo de pesquisas biomédicas do Centro do Síncroton de Alta Energia da Universidade de Cornell (CHESS). "Conseqüentemente essa é uma questão fundamental para os biólogos"

Isso prova que o CD38 auxilia na produção de pelo menos duas moléculas mensageiras de cálcio, cada uma das quais por sua vez abrem canais para a liberação de cálcio de armazenamentos, ou reservatórios, que existem dentro das organelas celulares.

Raios-X de alta intensidade tornaram possível a passagem de fótons através de um cristal protéico e a revelação da sua estrutura. O síncroton de Cornell produz feixes de raios-x milhões de vezes mais intensos que geradores de raios-x convencionais permitem produzir. Os feixes intensos foram necessários para a determinação da estrutura atômica do CD38. O grupo de pesquisadores inclui pesquisadores da Universidade de Minesota, que desenvolveram novos cálculos que permitiram extrair a estrutura completa da proteína a partir das imagens de raios-x.

Com o desvendamento detalhado da estrutura do CD38, os cientistas podem agora começar a examinar o modo pelo qual a forma da proteína influi nas suas funções moleculares.

"Estivemos lutando por isso durante muito tempo, e agora finalmente solucionamos essa questão," disse Hao.

Os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, que dão apoio ao MacCHESS, também forneceram capital para a pesquisa. Outros autores do artigo são: Qun Liu (estudante graduado do MacCHESS) e a pesquisadora especialista de apoio Irina Kriksunov.

Adeus WinMX

Via
http://p2pnet.net/story/6321
Mais uma rede P2P que se vai... Provavelmente mais uma vitória da RIAA; a rede era baseada no Canadá, mas dizem por aí que é só uma mudança de ares talvez... Quem sabe? Ou até mesmo de aresgalaxy? (desculpa o trocadilho, aresgalaxy=nova rede p2p).

Corre um boato que estão mudando pro Aresgalaxy P2P...

Hoje em dia não usava mais o WinMX, mas logo após a queda no Napster, foi a minha opção favorita depois do Audiogalaxy (que também se foi...), os arquivos eram bem melhores que o do Kazaa.

De vez em quando usava a rede, apesar de estar repleta de leechers. Certeza é: o software há anos não tinha uma atualização e foi ultrapassada por outras redes como as do Edonkeys, DC++ e do Kazaa, Bittorrent entre outras...

Bom, assim é a vida:
''Tudo o que começa, tem que terminar...E recomeçar...

quarta-feira, setembro 21, 2005

Procura no Google Salva Bebê Prematuro

Howard e Melissa, moradores de Boca Raton na Flórida - EUA descobriram como o Google pode ser uma ferramenta poderosa para os pais obterem informações direto da fonte. Poucas semanas após Melissa dar a luz aos gêmeos prematuros, Andrew e Carly, os médicos disseram que o nível de hemoglobina de Andrew havia caído de 14 para 7. Os médicos queriam fazer uma transfusão emergencial imediatamente. Usando o seu telefone celular, Howard usou o Google e procurou por "hemoglobin" e "premature infant". Os resultados foram surpreendentes... Ele encontrou um artigo num jornal médico que dizia ser normal gêmeos prematuros terem uma queda nos níveis de hemoglobina dentro dos primeiros três meses.

Howard deu o link aos médicos, e eles passaram algumas horas pesquisando. Ao retornarem, eles admitiram envergonhados que o nosso filho estava realmente bem e que não era necessário nenhum tratamento... O Google literalmente salvou o nosso bêbe de ter que passar por uma transfusão de sangue extremamente perigosa e totalmente desnecessária.

Via
Google Blog

Nossa Senhora e Jesus Cheeto

Só faltava essa, bom pura falta de respeito se não fosse engraçado: Uma pessoa está leiloando no Ebay um Cheetos que se parece com a Virgem Maria (Me perdoe pelo sacrilégio) com Jesus Cheeto (sic)...

Fora o desrespeito por Nossa Senhora, isso mostra até que ponto o mundo chegou; alguém leiloando um salgadinho Cheetos!!!

eBay: Virgin Mary with Baby Jesus Cheeto (item 6211232783 end time Sep-27-05 19:08:48 PDT)

Linguagem de Programação para Crianças

Linguagem de programação para crianças e tão simples que crianças de 8 anos de idade podem aprender facilmente, e totalmente gratuita.

Kids Programming Language

Opera sem Propaganda!!!!!!!!! E Grátis!!!!!!


Notícia surpreendente!!!!!

O Opera agora é gratuito e totalmente sem propagandas!!!!!!

Hora de Você Experimentar o Melhor Navegador do Mundo!!!!!!

A Hora Chegou!!!!!


Benvido ao Opera em diversas línguas, inclusive em PORTUGUÊS

terça-feira, setembro 20, 2005

Simplesmente deslumbrante! Viagem do micro ao macro em Flash!

Esses caras trabalharam mesmo pra fazer isso, vale a pena olhar a riqueza de detalhes e o trabalho árduo que tiveram nessa obra de arte da modernidade.

Psicodélico...

THE ZOOMQUILT | a collaborative art project

Editor de HTML em tempo real

Interessante pra testar pequenos códigos em HTML rapidamente pra colocar, por exemplo,no seu Blog. Você escreve o código em html em cima e em baixo a frame é automaticamente atualizada via Javascript (um código surpreendentemente simples)...

Testei no Internet Explorer e no Firefox...

Não funciona no Opera  .Estou procurando o motivo porquê não... Provavelmente algum método de javascript que não tem suporte no Opera, porque não é AJAX...

PS: Não é falta de suporte de coisa alguma no Opera, o erro é o seguinte: Violação de Segurança...
O pior é que não tem nada inseguro  ...


Editor de HTML em tempo real

Cuidado com verme que finge ser o Google

Está se espalhando um virus que infecta o computador via a rede do Shareaza e do Imesh chamado P2Load-A, este verme aplica uma técnica chamada de spoofing e tem um diferencial que ele modifica o arquivo hosts (normalmente na pasta c:\windows\system32\drivers\etc no Windows XP) para que o computador sempre que tentar acessar o Google, na realidade acesse um outro site na Alemanha controlado por hackers.Esse site é muito parecido com o Google verdadeiro e tem suporte para as 17 línguas do Google.

Nesse caso o que motiva esse desvio de endereço é a parte financeira.

O modo de infecção como sempre é parecido. Você precisa rodar um programa que se faz passar por um conhecido jogo da SEGA, Knights of the Old Republic 2, quando o usuário roda o programa ele emite uma mensagem de erro dizendo que o arquivo não existe e se oferecendo para baixá-lo.

O arquivo hosts é o arquivo que contém os servidores (hosts) conhecidos do computador, ou seja, normalmente quando o computador precisa resolver algum nome de DNS em um número de IP ele acessa um servidor de DNS, se esse nome DNS já existe no arquivo hosts o computador é poupado desse processo e obtém o endereço IP a partir da entrada nesse arquivo, agilizando o acesso.Esse arquivo tem as suas utilidades práticas, como por exemplo evitar propagandas de sites.

Confira de vez em quando o seu arquivo hosts, pois ele pode ser usado em outras finalidades excusas.

Worm spoofs Google on infected PCs

Lista de LiveCD's de diversos sabores

Este site que comercializa esses CD's tem uma lista bastante organizada de 294 iso's classificadas de acordo com número de votos dos usuários, junto com uma avaliação da aplicação primária de cada distribuição (desktop, desenvolvimento, educação, entre outras), home pages, páginas na wikipédia, distrowatch, wiki, links para download e bittorrent (afinal de contas a maioria pode ser baixada sem pagar um centavo).

Entre eles temos o GoblinX, Miolux, Kurumim e Conectiva Linux (todos brasileiros ou com participação brasileira).

Escolha a seu. Tem até o Zen Linux pra você experimentar...

FrozenTech

segunda-feira, setembro 19, 2005

O BeOS reencarnou no Zeta!

O BeOS é um dos muitos exemplos de algo muito bom que morreu antes do que deveria.Mas ainda continuou vivo no coração de muitas pessoas, o projeto Haiku (link) está trabalhando numa nova versão do Sistema Operacional que irá partir do zero, e que será gratuita e de código aberto.

Por enquanto o que se tem de novidade é um novo sistema operacional comercial (custa 99 euros) chamado Yellowtab's Zeta; a continuação de uma versão de desenvolvimento e que não chegou a ser distribuída do BeOS, e que tinha o codinome "Dano".

Link para o Zeta

Link para o Notícias sobre o Projeto HAIKU que está trabalhando em uma versão gratuita e de código inspirada no BeOS não se esqueça de se inscrever no RSS do site.

BUG-BR grupo brasileiro de amantes do BeOS e que está diretamente ligado ao projeto HAIKU e com diversas informações sobre o BeOS.

Elive o live CD iluminado!

Live CD's são sistemas operacionais em um único CD, e que não precisam ser instalados no computador para serem rodados, e se auto configuram. É uma boa opção se você quiser ter um primeiro contato com outros Sistemas Operacionais também...

CD's vivos baseados no Unix, mais especificamente Linuxes, já estão na moda há algum tempo, mas sempre usando os Gerenciadores de Janelas mais comuns como o Gnome e o KDE; e isso tem uma razão de ser: são mais parecidos com o Windows.

O Elive é baseado no Debian Linux e contém pacotes como: XMMS (o winamp do Linux), Openoffice (o office de código aberto), Gimp (o photoshop de código aberto), Inkscape (o Coreldraw de código aberto), Firefox (ou seja habilitado para a Internet), jogos, entre outros pacotes. Além de ter esses pacotes já pré-instalados, você pode instalar os seus programas também, e até compilar programas, usando o gcc.

Mas o que realmente chama mais a atenção é que o Enlightenment um verdadeiro colírio para os olhos, foi escolhido como gerenciador de janelas padrão.

Vale a pena conferir.

Elive

sábado, setembro 17, 2005

Jerry, o amigo da pessoa que vive com o HIV

Via
eurekalert.org no dia 13 de setembro de 2005
Em um estudo do Hospital Johns Hopkins, um aparelhinho de bolso que lembra os portadores do vírus HIV a hora de tomar remédio provou ser um sucesso para as pessoas com HIV e cuja memória foi levemente avariada pelo vírus.

Os pesquisadores dizem que o aparelhinho chamado "Jerry" pelos usuários, é um aparelho portátil e programado para facilitar a tarefa de tomar remédios em múltiplas doses todo dia na hora certa. Pacientes infectados com o HIV, particularmente aqueles que sofrem de leve perda de memória devido à doença, se beneficiam grandemente dos lembretes amigáveis, de acordo com um estudo publicado na edição de 15 de setembro do jornal "Clinical Infectious Diseases".

Mais parecido com um relógio de alarme, Jerry, mais propriamente conhecido como "Sistema de Assistência ao Manejamento de Enfermidades" (Disease Management Assistance System - DMAS), pisca uma luzinha e verbalmente diz ao paciente a exata dosagem e o medicamento a tomar e na hora certa. O DMAS é recarregável e não pesa mais do que um telefone celular. A programação do aparelho mantém um banco de dados do quanto o paciente tem obedecido aos lembretes, o que permite ao seu médico fazer o download e imprimir o relatório para verificar a aderência do paciente ao esquema de ingestão do medicamento.

"Uma dos maiores motivos pelos quais os pacientes de HIV dizem não terem tomado os remédios, é simplesmente que esqueceram," diz Adriana Andrade, M.D., M.P.H., professora assistente do Departamento da Universidade Johns Hopkins de Doenças Infecciosas."Nós imaginamos que a melhor solução possível seria um lembrete verbal".

De acordo com a Drª Andrade, tratar as pessoas com HIV tende a ser uma tarefa difícil para os pacientes que precisam seguir um esquema grande de ingestão de medicamentos, uma combinação de drogas chamada terapia anti-retroviral altamente ativa (HAART). Aqueles que se esquecem da medicação desenvolvem resistência viral às drogas, o que é um problema, visto que não existem muitas outras opções substitutas.

"Na média, pessoas infectadas com o HIV e submetidas a tratamento leve tomam no máximo duas pílulas uma vez ao dia, uma diminuição significativa se for comparada como era há dois anos atrás, quando os pacientes tinham que tomar dúzias de remédios por semana," diz a Drª Andrade. "Mas mesmo com todo esse regime, os pacientes devem aderir à medicação fielmente senão o virus facilmente desenvolve uma resistência, muito mais do que em outras doenças infecciosas."

O HIV pode causar danos no cérebro, tornando mais difícil para alguns pacientes se lembrarem da disciplina do HAART, o que é quase sempre diferente para cada paciente.

"Recrutamos tanto pacientes com a memória normal quanto com a memória levemente acometida para o estudo", diz a Drª Andrade. "Os resultados indicam que ambos grupos aderiram mais à medicação com o Jerry, mas os pacientes com a memória afetada demonstraram uma melhora maior."

58 dos 64 pacientes completaram os quatro meses do estudo. A metade dos pacientes tiveram os conselhos do Jerry e participaram de reuniões de aderência, enquanto a outra metade recebeu somente aconselhamento. Aqueles com o Jerry tomaram a medicação 80% do tempo, enquanto aqueles sem somente 65% do tempo.

Dos 31 pacientes com memória avariada, aqueles que usaram o Jerry tiveram uma taxa de 77% de aderência, enquanto aqueles sem o Jerry tiveram uma taxa de 57% de aderência, ou seja 20% de diferença. Os pacientes restantes com memória normal também aderiram mais com o Jerry, mas não houve uma variância significativa comparado a aqueles sem o lembrete, de acordo com os pesquisadores.

Durante o estudo, todos pacientes tiveram tirados exames de carga viral, o que mede a quantidade do HIV no sangue. Contudo, não houve uma diferença significativa na diminuição da quantidade de HIV entre os com e os sem o Jerry, de acordo com os pesquisadores.

"Esperamos que outros aparelhos como o DMAS sejam avaliados em estudos similares como pagers, telefones celulares ou relógios de alarme especiais" diz a Drª Andrade.

O DMAS utilizado neste estudo foi fabricado pela Adherence Technologies.

O capital veio dos Institutos Nacionais de Saúde, do Centro de Pesquisas do Hospital-Geral Johns Hopkins e dos Laboratórios Merck dos Estados Unidos.

Outros pesquisadores envolvidos na pesquisa foram: Henraya McGruder, Ph.D.; Albert Wu, M.D., M.P.H.; Shivaun Celano, Pharm.D.; Richard Skolasky Jr., M.A.; Ola Selnes, Ph.D.; I-Chan Huang, Ph.D.; and Justin McArthur, M.B.B.S., M.P.H.

Link para o artigo no jornal

Voz Inteligente na Web

Talvez isso já exista há algum tempo, mas como desabilito tudo o que não uso, talvez tenha passado desapercebido. Escreva qualquer coisa na caixa de texto e deixe a moça falar pra você.

É a propaganda de um dos maiores sites de Tutoriais Web gratuitos, o W3Schools.

Clique aqui para ver a propaganda

Quer Ser um Super-Herói?

Você gostaria de ser capaz de dar um pulo de quase 2 metros, e dar uma corridinha com uma passada de quase 3 metros a 9 metros por segundo? É só comprar esse equipamento.

Powerisers

sexta-feira, setembro 16, 2005

Mais Screenshots do Windows Vista

Uau!

É claro que muitas idéias desse novo visual já existem...

Mas vai ser uma grande melhora, pelo menos pra vista...

Link para as screenshots

Perdeu sua Conexão com a Internet? WinSock XP Fix resolve...

Isso já aconteceu comigo: instalei um programa e depois que desinstalei não tinha mais Internet. Esse programa resolveu meu problema.

É bom ter ele no seu computador no caso de isso acontecer com você também...

É melhor prevenir...

WinSock XP Fix v1.2

Dicionário em AJAX

Um dicionário dinâmico em AJAX.
ObjectGraph Dictionary

Localizador de Endereço por IP

Pra que ninguém nunca esqueça que nunca se é 100% anônimo na internet (apesar de existirem maneiras de se esconder). Esse site exemplifica de uma maneira simples por meio de uma página, como você pode ser facilmente localizado. Logo que você entra no site ele te mostra o seu endereço de IP e te dá as informações que conseguiu coletar.Você também pode consultar o IP de outro computador.

O que é IP?
Link para o Localizador de IP

quinta-feira, setembro 15, 2005

O Que são Streams NTFS?


Você já ouviu falar de Streams de Dados Alternativos, ou mais comumente chamados streams NTFS, ou ADS?

Bom, uma boa parte dos usuários dos sistemas baseados no NT (Windows NT, Windows 2000 e Windows XP) não sabem o que é. É uma característica pouco documentada também...

Os streams permitem que sejam criados arquivos escondidos completamente do Sistema; você não consegue vê-los usando o Explorer e muito menos usando qualquer outro gerenciador de arquivos ou o prompt de comando.

Para você criar um stream é necessário existir um outro arquivo pelo qual ele está conectado.

Por exemplo: você tem um arquivo chamado mensagem.txt que contém "Eu te amo", e outro arquivo com o mesmo nome que contém "Na verdade nem tanto...", escondido e ligado ao primeiro.

Isso é só um exemplo simples e inocente do que realmente pode ser um stream. Hackers podem até te enviar um arquivo chamado isso.txt e na realidade estar te enviando um outro arquivo virus.exe (escondido) dentro do stream.

Como criar um stream? Criar, ler e escrever em streams é quase a mesma coisa que lidar com um arquivo normal, exceto que os nomes dos streams são compostos de duas partes separadas por dois pontos.

A primeira parte aponta para o arquivo principal do stream (o arquivo que é visível).A segunda parte é o nome do stream.

O notepad é um aplicativo habilitado para streams e você pode usá-lo para criar os seus próprios streams:

Do Windows, clique em Iniciar/Executar, e escreva:
notepad c:\meu_arquivo.txt:meu_stream

Isso vai criar (ou ler se o arquivo já existir) o stream "meu_stream" que é ligado ao arquivo c:\meu_arquivo.txt.

Se você usar um gerenciador de arquivos como o Explorer ou o Total Commander, você vai ver que o c:\meu_arquivo.txt tem 0 bytes de tamanho e o arquivo c:\meu_arquivo.txt:meu_stream não pode ser visto.Qualquer mudança que você fizer ao meu_arquivo.txt não vai afetar o stream "meu_stream". Ou seja "meu_stream" é um armazenamento escondido.

Pode haver mais de um stream ligado ao arquivo principal, e eles não tem limite de tamanho.

Como ver os streams? Com certeza, existem diversas outras ferramentas capazes de procurarem streams, um exemplo é o lns.exe (List NTFS Streams) de linha de comando, que pode ser baixado no ntsecurity.nu, você tem que usá-lo do prompt de comando.

O Total Commander tem um plugin que pode ser usado para ver esses streams: NTFS FileStreams.

Outra opção é um freeware chamado Stream Explorer que pode também ser usado para ver os streams.

Outras informações e mais detalhadas em: NTFS Streams (em inglês) ou no Google.

Computador de Madeira! Fotos

Clique nas miniaturas do link para dar um zoom nas fotos, muito bonito se for de verdade.

Dizem que sim porque disseram que a fonte é "quente"...

The Wodden PC

Mensagens Instantâneas (MSN, AIM e outros) pelo Navegador (com AJAX)

Há algum tempo a gente tem ouvido falar muito sobre AJAX (Javascript e XML assíncrono) e o desenvolvimento em cima dessa tecnologia tem andado a passos rápidos.

A primeira aplicação dessa tecnologia, é por exemplo substituir programas de comunicação via internet, como os serviços de mensagens instantâneas, usando somente o seu navegador para isso.

Antes para se conseguir isso, linguagens mais avançadas como Java eram usadas. Isto é um bom passo, porque Javascript e XML são muito mais ágeis e leves do que um applet em Java.

Atualmente os browsers mais comuns como o Internet Explorer, Firefox, Safari e o Opera já conseguem utilizar essa tecnologia em diferentes graus de implementação, sendo que o Internet Explorer e o Firefox são os que já estão mais adaptados.

Este site é um dos exemplos do que pode ser feito usando AJAX:

Troque mensagens do Yahoo Messenger, MSN, ICQ e AIM usando somente o seu browser.

Ainda em versão alpha (nem em beta ainda... então não espere maravilhas, por enquanto)...

Slashdot | Google's Blog Search

Via
Slashdot | Google's Blog Search
Mais uma investida da Google (e talvez até uma facada pelas costas de alguns grandes sites conhecidos por resenhas de blogs como o Technorati, o BoingBoing.nete o Del.icio.us. A google já está com uma versão beta da procura direcionada a Blogs, o blogsearch.

Uma procura por geekpoint.blogspot.com (o endereço desse blog): Clique aqui

quarta-feira, setembro 14, 2005

O Logo Original da Apple

Dá só uma olhada no logo original da Apple, esse logo é horrível (na minha opinião).

Como não dá mais pra ter certeza total sobre algo colocado no Wikipedia, eu fico na dúvida se esse é realmente o logo original, se foi realmente esse logo o original de uma empresa que sempre se esmerou em produzir colírios para os nossos olhos, ainda bem que repensaram...

Image:Originalapplelogo.jpg - Wikipedia, the free encyclopedia

Fonte de Cordel

Agora meu coração brasileiro falou mais alto:

Um site de tipografia brasileira, e o que me chamou a atenção: Uma fonte baseada no Cordel... Quer coisa mais Brasileira que isso?



Link para o artigo
Link direto para a fonte Truetype

Aprenda Japonês na Web

Vi esse link em outro Blog e achei interessante compartilhar com vocês, é um site de aprendizado da língua japonesa com aulas básicas sobre gramática e o que é mais interessante com ensino básico da escrita hiragana e kanji, do lado a palavra em hiraganá ou kanji e a pronúncia em áudio.

Na realidade é um site comercial de software de estudo da língua, mas tem bastante material para começar já a aprender um pouco da língua.

Learn Japanese On the Web, CosCom

segunda-feira, setembro 12, 2005

deviantART: Longhorn 5203 VS by =-kol

Quer ter uma idéia do visual do futuro novo sistema operacional da microsoft, o Windows Vista?

Esse é o link para um tema pro windows XP inspirado no Vista Beta 1, para usá-lo você antes vai ter que fazer um patch no seu uxtheme.dll na pasta System32, porque o Windows XP não aceita outros estilos com checksums diferentes dos estilos padrões.

Quando você rodar o patcher, a proteção do sistema de arquivos vai reclamar que algum arquivo de sistema foi modificado, é só cancelar os diálogos e ignorar. Após o patch do arquivo reinicie o computador, e você vai poder usar outros estilos. Fique tranqüilo porque se você rodar de novo o programa ele pode desfazer o patch, e tudo OK.

Existe outra versão do tema para o Windowblinds no mesmo link, se você tiver medo de fazer isso.

Link pro fórum do patcher do neowin.net
Link direto do uxtheme patcher

Link para os estilos do windows e do windowblinds no deviantArt

Como montar um fone de ouvido com cancelador de ruído externo

Esquema de um circuito que tira uma amostra do ruído externo e por meio de interferência destrutiva consegue diminuir o ruído do ambiente.

HeadWize - Project: Build These Noise-Canceling Headphones by Jules Ryckebusch

Assexualidade vira Notícia

Via
Blogcritics.org: "Asexuality: it’s not just for amoebas anymore"
Postado por Cerulean em 12 de setembro de 2005 às 03:43
As pessoas que não tem vontade de se conectar sexualmente com outras pessoas agora têm uma organização e um site próprio. Este site pertecente ao grupo AVEN (Asexual Visibility and Education Network) Rede para a Educação e Visibilidade da Assexualidade. Eles dizem que não querem recrutar ninguém ou rebaixar os "Sexuados", como eles chamam os não-assexuados. São somente pessoas que não têm mais a necessidade de ter sexo com ninguém.

O Site é bem arranjado e os membros estão aparentemente sendo questionado pelos jornalistas até de países como a Finlândia a fim de discutir sobre suas inclinações fora do usual.

Eles têm umas camisetas muito interessantes. Uma que diz: "Assexualidade: Não mais só para as amebas"(Asexuality: it’s not just for amoebas anymore). Outra exibem um extravagante "A.". Outras dizem, "Sem sexo, por favor" (No sex please) e "Esta é a aparência de um assexual" (This is what an asexual looks like).

Para comprar as camisetas da AVEN que celebram a assexualidade, clique aqui.

Para ver o site deles, clique aqui.

Obs: Têm a versão em Português, erroneamente escrito portuges, no site deles.

domingo, setembro 11, 2005

Madonna bate papo com Steve Jobbs (da Apple)

Madonna’s iChat w/Steve Jobs

Editor ASCII em Java

Um programa muito interessante que desenha com caracteres ASCII, você arrasta o mouse na janela do programa, e ele gera caracteres ascii.

http://www.jave.de

Leitores RSS para telefonia móvel

J2ME MIDlet's para celulares habilitados a rodar programas em Java. Ele permite aos usuários ver feeds de notícias RSS e RDF.

RSS Reader MIDlet
RSS Reader

Procura da Creative Commons

A maioria das coisas na internet tem direitos reservados de cópia, quer dizer, precisamos antes pedir permissão ou pagar os direitos antes de usar alguma propriedade autoral.

Mas já existe uma coisa na internet chamada "Creative Commons", que não se tem essa necessidade; como é o caso da BBC que liberou os seus arquivos de mídia para uso público e que já tive a oportunidade de colocar a notícia aqui.

A Creative Commons auxilia na publicação do seu trabalho online, deixando as pessoas sabendo exatamente o que podem e o que não podem fazer com o seu esforço.

Esse link da organização do "Creative Commons" facilita as coisas porque ajuda a fazer uma procura por fotos, música, textos e outros trabalhos que se enquadram dentro dessa "Creative Commons".

Find: search for works, browse collections | Creative Commons

Coleção de Embalagens de Cigarros


Site francês um pouco politicamente incorreto, mas quem sabe se vê arte nessas embalagens?

Advance Wars

Origamis de Tanques militares do jogo da Nintendo.

Advance Wars Bunker v.3
Site do Advance Wars da Nintendo

Lemmings em DHTML

Seguindo a moda do Maryo em DHTML, nova descoberta... Lemmings,também em DHTML (Javascript+HTML)
DHTML Lemmings™

Maneki Neko

Entre outros origamis no mesmo site, um gato que acena com a mão e pisca o olho.

Origami do Maneki Neko em pdf.

Papéis de parede de Qualidade

Quality Wallpapers

"SUPER MARYO WORLD" totalmente em Javascript!

É isso mesmo Maryo com Y

Ainda não tive tempo de confirmar mas conforme tudo indica e conforme me foi informado é uma versão do Super Mario, totalmente feita em Javascript, o site é em Japonês, mas experimentando os botões se consegue jogar facilmente.

Uma das características que se percebe é que enquanto o nosso amigo Mario anda, a barra de rolagem é redimensionada, exatamente como se fosse uma página em DHTML (HTML dinâmico - Javascript+HTML) que se movimenta para a direita, e além disso funciona no Opera e no Firefox (o que indica que não é um controle ActiveX).

Vale a pena dar uma olhada e conferir:
"SUPER MARYO WORLD" - Javascript Virtual Machine

sábado, setembro 10, 2005

"A New Kind of Science" na música

WolframTones aplicação das descobertas de Stephen Wolfram para criação de música já está à disposição no site: http://tones.wolfram.com

Obs: Precisa do quicktime para ouvir a música automaticamente criada.

Primeiro contato com o Ruby (Importar OPML para os Feeds do Opera)

A maioria dos programas leitores de RSS têm uma maneira de exportar e importar todos os canais para um único arquivo .opml, o Opera e o Firefox não têm ainda essa capacidade, dei uma procurada no google e achei um script em Ruby de Balazs Fejes, que faz a mágica.

É claro que poderia fazer manualmente a importação dos feeds pro Opera, pois o arquivo OPML nada mais é do que um arquivo XML, e o arquivo do Opera que guarda a configuração nada mais é do que um arquivo de configuração do windows (.ini) que está normalmente no arquivo:

%userprofile%/Dados de aplicativos/Opera/Mail/incoming11.txt

Mas não seria tão elegante, mais prático e interessante do que usar um script para isso.

Esse é o script (script.rb):

require "rexml/document"
include REXML
doc = Document.new File.new( "caminho_pro_arquivo_opml" )
myCount = 0
outlines = XPath.match( doc, "opml/body/outline" )
puts "Opera Preferences version 2.0\n\n"
puts "[Feeds]\nNext Feed ID=" + outlines.size.to_s + "\n\n"
outlines.each do |element|
puts "[Feed "+ myCount.to_s + "]\n"
puts "Name=" + element.attributes["text"] + "\n"
puts "URL=" + element.attributes["xmlUrl"]+"\n"
puts "Update Frequency=1800\n"
puts "Subscribed=1\n\n"
myCount+=1
end


Troque o que está em vermelho pelo caminho do seu arquivo opml.

É só rodar o script ( tomando a atenção de trocar as barras invertidas do Windows no nome do caminho para barras diretas do Unix: ex: escrever d:/temp/a.opml ao invés de d:\temp\a.opml ) e redirecionar a saída para o arquivo incoming11.txt:

ruby script.rb > incoming11.txt

Foi o meu primeiro contato com a linguagem, e um bom primeiro encontro...

Primeiramente precisava de um interpretador Ruby para Windows, o que não foi difícil, outra rápida procurada e vapt-vupt: www.ruby-lang.org

A instalação já vem com bibliotecas padrão para você incluir nos seus scripts, entre eles a biblioteca para fazer o parsing de arquivos XML que esse script precisa.

A linguagem em uma primeira vista me pareceu simples e o melhor sintaxe simples sem os rebuscamentos do Perl, por exemplo. E além disso, parece ser mais veloz que o perl.

Depois de uma pesquisada pude ver que é:
  • completamente orientada a objetos.
  • tem a habilidade de adicionar métodos a uma classe ou até mesmo à uma instância em tempo de execução
  • pode carregar bibliotecas dinamicamente
Muito interessante para uma linguagem de script. Vale a pena dar mais uma explorada nessa linguagem...

O mundo é uma Matrix

Esta é a tradução de uma entrevista que o jornalista do site Bio-IT de informação sobre tecnologia aplicada a biologia teve em maio de 2003 com uma das maiores cabeças do nosso século , que desenvolveu o programa Mathematica que é usado no mundo inteiro em diversas aplicações científicas, e que em 2002 lançou o livro "A New Kind of Science" (Um novo tipo de Ciência), no qual tenta explicar o mundo em termos de pequenos programas de computador. O texto e as idéias em nenhuma parte são de minha autoria, só me reservei ao direito de traduzir como exercício e devido ao fato do assunto ser de interesse pessoal.

O livro "A New Kind of Science" está à disposição nesse link para consulta online (existe outra versão só texto do livro no site).

Tradução:
Via
http://www.bio-itworld.com/archive/050903/horizons_wolfram.html
Stephen Wolfram é talvez um exemplo desapontador -- ou talvez desapontado -- de prodígio da ciência ou talvez o novo Isaac Newton. Não está bem claro qual dos dois ele é.

Seu livro mais recente, publicado por ele mesmo e presunçosamente chamado "Um novo tipo de Ciência" (A new kind of Science), é um pesado livro de 1200 páginas (cuidado com a sua estante) e que pretende revelar um melhor modelo de Universo (e de tudo que nele está contido). O método é baseado em se utilizar programas de computador curtos e simples, que ele denomina "primitivas" para descrever qualquer fenômeno. Identificando as primitivas corretas e ativando-as (Wolfram diz que existem cerca de um trilhão dessas primitivas), poderemos ver o Universo se descortinando em nossa frente. De fato, ele argumenta, não existe melhor maneira de criar uma representação verdadeira de muitos fenômenos.

Para confirmar a sua assertiva, Wolfram encheu cada uma das páginas do seu livro com padrões gerados por computador. Muitos deles são muito belos e espantosamente similares a sistemas vivos; outros se parecem com simples e monótonas variações de um jogo de xadrez gigantesco. A partir dessas figuras, e a pequena lista de regras simples usadas para fazê-las, ele faz uma dedução mais generalizada da natureza.

A maior parte das suas idéias são tiradas de uma ramificação da ciência da computação chamada cellular automaton, na qual Wolfram é reconhecidamente um pioneiro. No cerne da sua teoria existem dois conceitos:
  • Equivalência Computacional: a idéia de que todos os fenômenos físicos correspondem programas de computadores simples que são capazes de produzir uma grande complexidade.
  • Irredutibilidade Computacional: a idéia de que alguns sistemas são inerentemente imprevisíveis. Rode os programas e espere para ver o que irá acontecer. Não se permite nenhum atalhos de cálculo diferencial!
Isto é um pouco demais para alguns cientistas engolirem. "Poderia-se rodar esses autômatos durante trilhões ou até mesmo trilhões de trilhões de iterações, e a imagem permaneceria no mesmo nível limitado de complexidade. Eles não evoluiriam em, por exemplo, insetos, ou humanos, ou prelúdios de Chopin," escreve Ray Kurzweil em uma crítica fascinante e em sua maior parte favorável ao livro de Wolfram (Link para a crítica de Ray Kurzweil).

De qualquer maneira, Wolfram exibe um excelente histórico. Publicou seu primeiro ensaio sobre física das partículas com a idade de 17 anos, passou com méritos pelo Eton College e pela Universidade de Oxford, e recebeu seu título de Ph. D. em Física em Caltech com 21 anos, ganhou o título de professor emérito do MacArthur com 22 anos, e passou um tempo no Instituto de Estudos Avançados na Universidade de Princeton. Mais tarde ele fundaria a Wolfram Research em 1986 e ficaria rico por escrever e comercializar o Mathematica, um software científico muito popular hoje em dia.

Durante muitos dos últimos 10 anos, Wolfram gastou noites inteiras enclausurado no segundo andar da sua casa, escrevendo Um Novo Tipo de Ciência. Manuseando o livro nervosamente, ele diz, "Tudo o que sei está aqui." O livro já está nas prateleiras há quase um ano, e obteve decididamente críticas conflitantes.

Ele ganha poucos pontos por sua maneira de agir deseducadamente. Os cabelos rareados e despenteados e com uma conversa em que sempre coloca na frente a sua pessoa e o seu trabalho. Wolfram está convencido de que descobriu uma grande idéia que mudará o mundo. John Russel, Editor Executivo da Bio-IT, em uma entrevista com ele na Conferência de Tecnologia em Bioinformática da O'Reilly (editora de livros de informática).

Pergunta:Porquê o senhor mesmo publicou o livro? Porquê não apresentou as suas idéias num jornal da comunidade, onde elas poderiam ser avaliadas por outros cientistas?
Resposta:Bom, uma ida ao Amazon.com e seriam vistos diversos comentários sobre o livro. A maior parte deles são baboseira. Isto é uma coisa muito relevante para ser propagada pelos mecanismos padrões da ciência. Como uma pessoa que há 17 anos publica um jornal (Complex Systems), eu sei como isso funciona. Basicamente, é um bom sistema para disseminar um progresso adicional dentro do mundo científico. É algo quase digno de riso e absurdo se você tentar fazer algo tão grande como o que estou tentando fazer.

Pergunta:O que você está tentando fazer?
Resposta:Eu tenho tido a experiência na minha vida de tentar alguns conjuntos de idéias e ver como implantá-las em algumas maneiras diferentes. Uma delas foi no começo da teoria da complexidade, onde eu desenvolvi uma coisa intelectual, e defini a missão, e então disse, "OK, mundo, faça isso acontecer." E não funcionou tão bem assim.

O segundo ato foi o que eu fiz com o Mathematica. Eu basicamente disse que há uma porção de idéias um tanto sofistidadas, vamos empacotá-las em um produto e fazer uma empresa para propagá-lo ao mundo. Isso parece ter funcionado muito bem. Dois milhões de pessoas no mundo usam o "Mathematica".

"Um novo tipo de ciência" representa uma mudança de paradigma. Estamos nos referindo ao campo agora com o acrônimo NKS(New Kind of Science). Eu pensei muito sobre como chamá-lo -- infelizmente, todas as lindas palavras gregas foram tomadas para denominar outras coisas. É um conjunto de conceitos que não são muito familiares, então não se pode dizer : "Puxa, a palavra aproximada é aquela."

Pergunta:Como a NKS deve ser aplicada para resolver problemas biológicos?
Resposta:A coisa básica é, sabemos como os genomas se parecem. Agora a questão é, "Como vamos a partir disso chegar ao que os organismos realmente fazem?" E essa questão é realmente, "Qual metodologia poderíamos imaginar para fazer isso?" Muitas teorias científicas se basearam na idéia de se fazerem equações matemáticas que descrevem a questão.Mas não se tem realmente uma base formada sobre a qual podemos fazer teorias sobre como um organismo deveria se parecer.

A coisa principal é encontrar primitivas para se usar com a finalidade de descrever sistemas biológicos. Quer dizer, se unirmos algumas dessas primitivas e pudermos descobrir o que acontecerá... entramos no mundo da computação para vermos o que realmente há. É parecido com o que os naturalistas fizeram há 150 anos atrás quando sairam para explorar o mundo biológico de partes obscuras da África e de outras partes do mundo, e encontraram todo tipo de espécies estranhas.

Pergunta:Quem está a procura dessas primitivas, e quanto tempo isso levará até que vejamos ferramentas que são baseadas nelas.
Resposta:Em não muito tempo. Existem pessoas nesse mesmo instante trabalhando nelas. Podemos procurar no espaço por todo tipo de programas simples, porque não existem muitos deles. Devem existir provavelmente um trilhão deles. Não deve ser difícil encontrar um espaço de um trilhão de programas simples. Enquanto que no modelo matemático tradicional existe um número infinito, e isso é muito mais difícil de encontrar.

Deverão haver diversos casos na Biologia onde existe um monte de dados que são conhecidos e que pareçam muito complicados, mas fazendo os tipos de procura apropriados ou algo parecido, alguém descobrirá que existe um programa extremamente simples que descreva o que está acontecendo.

Pergunta:O Senhor disse que a idéia convencional da seleção natural está errada. O que o Senhor quer dizer com isso?
Resposta:Costuma-se pensar que não pode haver uma teoria previsiva na biologia, porque se diz, "Bem, tudo está governado pela seleção natural e pela adaptação. Sabe, somos assim porque algum acidente aconteceu a algum trilobita há 200 milhões de anos atrás."

Mas eu não penso dessa maneira. Eu acho que na verdade há uma grande evidência de que em muitos tipos de características, o que está se vendo é tudo das escolhas possíveis e aleatórias que poderiam ser feitas. Então, por exemplo, no caso da forma dos cascos dos moluscos, o que se vê é que são todas as regras da cellular automata possíveis sendo jogadas em cada uma dessas espécies. Então, isso significa que podemos começar a ter uma teoria preditiva da biologia porque dizemos que dado que o que sabemos está alí no mundo da computação, isso mapeia dentro do que então veremos na biologia.

Pergunta:Em termos práticos, os pesquisadores querem ferramentas que eles possam usar de verdade, e não querem perder tempo procurando no espaço computacional. Onde eles irão encontrar as primitivas corretas?
Resposta:Um projeto que não é especificadamente sobre biologia computacional e que estamos fazendo é construir um Atlas de programas simples e o que eles fazem. A minha idéia é parecida com o banco de dados de química que foi desenvolvido ao decorrer de muitos anos, e neles, temos esse ou aquele composto químico, e explicando o que ele faz e onde ele pode ser útil e assim por diante. Para esses programas simples, podemos perguntar os mesmos tipos de questões usando o Atlas.

Temos tido consideráveis avanços com sites de informação pública. O MathWorld é de longe o site de matemática mais visitado do mundo. Então, uma coisa que nos deixa ambiciosos é pensar sobre coisas parecidas em outras áreas, e esse Atlas de programas simples é um exemplo. Estamos tentando formular a estratégia correta de como fazer tais coisas no contexto da biologia computacional.

Eu acho que é importante se ter uma noção sobre onde levam essas primitivas simples. Esse é o ponto principal no NKS Explorer (software que acompanha o livro) e no Atlas de programas simples, esse é o lugar onde começamos a ter uma noção de o quanto essas primitivas devem ser simples para alcançar tal solução.

Pergunta:Quando deve sair o Atlas?
Resposta:Acho que talvez no próximo mês. No momento temos uma enorme quantidade de dados que podemos colocar no repositório como as condições iniciais, por assim dizer. Mas o nosso maior interesse é que outras pessoas contribuam. O que esperamos é que muitas outras pessoas contribuam.

Pergunta:Um aspecto desconcertante da NKS é o da irredutibilidade computacional - a idéia de que não podemos prever o que vai acontecer com um programa. Pode nos dizer o que significa isso?
Resposta:Bom, vamos dizer que queremos predizer onde a Terra estará um milhão de anos no futuro. Basta colocarmos um número em uma fórmula, e imediatamente poderemos imaginar onde a Terra estará dentro de 1 milhão de anos. A questão é: Podemos fazer esse tipo de coisa num âmbito mais generalizado? O princípio da equivalência computacional diz que não, de fato, não podemos. Um sistema como esse será computacionalmente irredutível no sentido que para descobrirmos como um bit será aqui, não podemos na realidade fazer isso com mais eficiência do que apenas rodar cada passo explicitamente para ver o que ocorre.

Pergunta:A maioria dos exemplos no seu livro fala de coisas que são facilmente representadas por imagens, tais como padrões em folhas. Pode o NKS ser usado para modelar outras tarefas, tais como os ciclos bioquímicos?
Resposta: As coisas que eu estudei em grande detalhe são características morfológicas em grande escala como, por exemplo, a forma das folhas. Então quando se refere a observar pigmentações em moluscos, eu olho em um padrão e isso é muito fácil de ver que classe de programas são apropriados . Isso significa que podemos também observar redes com programas simples. Terminaremos com um padrão visual que representa alguma operação tal como fosforilação ou outro ciclo bioquímico. Estou falando de redes de reações químicas ao invés do lay-out morfológico das coisas.

Pergunta:O que o Sr. está fazendo para divulgar sobre a NKS?
Resposta:O primeiro passo é esse livro. Ao mesmo tempo, já fiz 25 palestras na maior parte das grandes Universidades dos EUA, isso já é um começo. Nesse momento já sabemos de cerca de 20 cursos sendo ministrados usando esse livro. Existem provavelmente muitos mais sobre os quais não sabemos ainda. Estamos também participando de uma conferência em Boston em Junho. Depois da conferência, estamos fazendo um curso durante o verão para estudantes de graduação da Universidade de Brown.Uma das coisas agradáveis a respeito desse enfoque com a ciência é que é possível às pessoas dos níveis mais baixos do sistema educacional chegar às fronteiras sem ter de estudar um monte de cálculo elaborado ou algo parecido. É um campo demasiado jovem no qual é possível que uma criança do colegial faça uma descoberta.

Pergunta:Existe alguma área em que essas idéias e técnicas do NKS não sejam aplicáveis?
Resposta:Quem sabe? É difícil responder esta questão até que tenhamos tentado todas elas.